Casa > O > O Que Você Faria Se O Super Vulcão De Yellowstone Irrompesse?

O que você faria se o super vulcão de Yellowstone irrompesse?

Isto é algo para o qual eu tenho um plano, já que se ele explodisse, eu estaria particularmente ferrado sem um plano.

Desde a primeira vez que visitei Yellowstone, fiquei fascinado com o magnífico poder do vulcão lá. Já li livros, assisti a shows, e até li várias publicações científicas sobre o assunto. De vez em quando, checo até a página oficial do USGS nela, para verificar os seus sinais vitais.

main-qimg-c4ef92caf31bd3127a76aeb76e1609f9-mzj

(Crédito da imagem: US NPS)

p>Devemos chamar a isto obsessão. Eu a chamo de necessidade.

Você vê, leva apenas 6 horas para eu dirigir de onde eu moro. Cinzas estariam caindo em minha casa apenas horas após uma erupção supervolcânica. Enquanto as chances são baixas, chegar com um plano para este desastre realmente me dá opções para outros possíveis mega-desastre, que são benéficos para ter, nem que seja pela paz de espírito.

Então aqui está o meu plano.

Esta erupção nunca seria repentina. Os super-vulcões não são como os vulcões normais que dão apenas sinais de aviso sutis.

O nosso querido e enorme amigo no canto noroeste do Wyoming estaria a atirar um ataque absolutamente maciço, atirando lava para todo o parque, causando várias explosões hidrotermais, sacudindo o solo violentamente, tudo isto enquanto lentamente, mas com muita segurança, empurrando para cima uma protuberância verdadeiramente enorme (provavelmente 10's de quilómetros de diâmetro, ver as calderas na imagem acima).

E eu saberia, provavelmente com até um mês de antecedência, que eu (e as pessoas ao meu redor) preciso estar preparado.

main-qimg-2f18ba88860e10b1a18c2f355562b09c-mzj

(Crédito da imagem: Rei dos Corações/Wikimedia)

Eu primeiro construiria um bom armazenamento de alimentos. O bom de todos os sinais de aviso, é que você tem muito tempo para ir até a loja. Eu passaria um bom dia em várias mercearias, comprando alimentos não perecíveis como loucos. Eu provavelmente também compraria vários outros itens do tipo sobrevivência.

Após eu sentir que estou pronto, minha esposa e eu entraríamos no que eu penso como "modo de prontidão". Só porque o vulcão mostra esses sinais, não significa que precisamos de nos desenraizar e mexer. Especialmente no início, a besta debaixo de Yellowstone pode estar apenas a mudar de posição durante o sono. Então, estaríamos prontos para partir, mas não para partir ainda. O nosso tanque de gasolina nunca estaria menos de 3/4 cheio. Nós encheríamos nosso tanque extra e tê-lo-íamos sempre pronto para ir no carro (mas não no carro, o monóxido de carbono ainda é um problema). Ficaríamos de olho nas notícias, de preferência sempre, e em geral, teríamos tudo preparado para sair.

No mínimo um dia (mas provavelmente 2-3 dias) antes do D-0, saberíamos que isso iria acontecer. Os vulcanólogos chegariam muito facilmente à conclusão de que iria explodir, e no momento em que fosse declarado, minha esposa e eu estaríamos fora da cidade. Felizmente, só precisamos de conduzir 4 quarteirões e estamos na auto-estrada. Conduziremos para norte ou sul, dependendo de alguns factores. O norte é a rota ideal, a principal, já que todas as erupções anteriores viram a queda de cinzas principalmente para o leste e sul. Se chegarmos ao Canadá, talvez não vejamos nenhuma cinza. Isto só funciona se soubermos que temos alguns dias. Se a previsão é de apenas algumas horas, nós dirigimos para o sul, o mais rápido possível, e comprando gasolina em todas as oportunidades, em qualquer das rotas.

Nós temos passaportes, então a entrada no Canadá, pré-erupção, pode ser possível. Com o desastre pendente, dependendo da política da época, a fronteira pode estar fechada. Se eu achar que isso é possível, nós vamos nos certificar de que é possível atravessarmos a pé em algum lugar. Obviamente, isto seria ilegal, mas estaríamos longe de estar sozinhos e isto é para a sobrevivência. Essencialmente, uma vez que estamos na fronteira, porém, temos tempo, já que é improvável que a queda de cinzas chegue tão longe (baseado em erupções anteriores). Mas eu definitivamente não quero estar nos EUA após a erupção.

Aqui está o porquê.

Pós-erupção os EUA provavelmente veriam um colapso governamental. O custo deste desastre iria rapidamente disparar para os trilhões - ou mesmo dezenas ou centenas de trilhões - de dólares, com escassez generalizada de todos os produtos em toda a nação. Nossa infra-estrutura entraria em colapso e bolsões significativos da população ficariam totalmente isolados dos outros. Lutaríamos significativamente, e vários governos estaduais não funcionariam mais, com uma possível crise a nível federal também.

P>Talvez, em algum momento nos anos seguintes, os EUA poderiam recuperá-la, mas eu não quero estar lá para o caos entre.

Canadá, enquanto sofreria, provavelmente manteria sua infra-estrutura devido à falta de cinzas. Uma vez que os EUA descessem ao caos, a prioridade número 2 para o Canadá (atrás de manter seus próprios cidadãos alimentados e abrigados) seria manter a fronteira fechada, enquanto enviaria o máximo de ajuda possível.

Então, eu gostaria de estar no Canadá. Espero que, se eu chegar lá a tempo, eles tenham piedade da minha mulher e eu como refugiados e não nos deportem. Se eles nos deportarem, meu plano é significativamente complicado, e depende de muitas variáveis para eu planejar com antecedência.

O plano do sul é similar, mas indo para o México. E esse é um caminho mais longo e complicado, e precisaríamos ir bem longe no México para estarmos seguros.

Então aí você tem. Esse é o meu plano no caso de o super-vulcão de Yellowstone lançar uma erupção 1000 vezes a potência e volume do Mt. St. Helens.

main-qimg-87612f8d2fa658832e9b82f14df001ce

(O VEI: Índice de Explosividade Vulcânica, opera como a escala de Richter numa forma logarítmica. Crédito da imagem: Oregon State University)

De Cartwell

Você consegue ver Yellowstone em 2 dias? :: Quanto dinheiro faz o Parque Nacional de Yellowstone por ano?