Casa > Q > Quão Rápido Um Cartão Sd Precisa Ser Para Uma Gravação De Vídeo De 4K?

Quão rápido um cartão SD precisa ser para uma gravação de vídeo de 4K?

Depende inteiramente do seu sabor de vídeo 4K... tanto quanto o fez com vídeo HD. Algumas câmeras 4K de baixo custo codificam UHD a 60Mb/s, então isso é 7MB/s. Isso deve funcionar com um cartão SD de Classe 10 (classe 10 = 10MB/s garante velocidade de gravação sustentada). Muitos smartphones e câmeras 4K P&S filmam a essa taxa de bits mais baixa, o que significa que um cartão SD normal funcionará, sem necessidade de UHS ou UHS-II/III. Mas para qualquer câmera, verifique também as recomendações do fabricante.

main-qimg-8d100d79fdb9e568e2efba410c6f4e16.webp">

Quite poucos deles gravam a 100Mb/s, ou 10MB/s. Isso vai ser um risco com cartões Classe 10 ou mesmo UHS-1 U1 (também cerca de 10MB/s, mas pode tecnicamente rodar um pouco mais rápido). A Panasonic recomenda placas UHS-II U3 para sua câmera GH4, que tem uma taxa máxima de 4K de 100Mb/s, mas pode gravar HD a 200Mb/s. O Alpha S7s Mark II da Sony também é capaz de gravar 4K na câmera, também em torno de 100Mb/s, e a Sony recomenda um cartão SD com classificação UHS U3.

Ir ainda mais rápido, o Olympus OM-D E-M1 Mark II grava DCI 4K a 237Mb/s. Isso é pouco menos de 30MB/s, o que está bem dentro da classificação de velocidade dos cartões UHS-I e UHS-II, mas você precisará de um cartão com classificação U3 para escrita (o UHS define a interface, não a velocidade), ou um dos novos cartões com classificação de vídeo na V30. Os atiradores Olympus devem comprar as cartas UHS-II quando possível, pois estas também melhoram a velocidade de gravação, o que particularmente no E-M1 Mark II é mais exigente do que o vídeo.

Mais rápido ainda - não é ridículo - é a marca Canon 5D IV, que grava o DCI-4K a 500Mb/s, e fá-lo com um sensor de 1.74x, o que significa que enquanto é uma câmara de fotograma completo, a área usada para vídeo 4K é apenas ligeiramente maior do que a de um sensor Micro Four-thirds como o Panasonic GH4 ou GH5. Nada de errado com isso, a não ser o facto de as suas lentes serem todas concebidas para esse sensor de fotograma completo, e as lentes APS-C da Canon EF-S não encaixam. Portanto, boa sorte a encontrar uma objectiva de 10 mm ou 7 mm para fotografias ultra-largas... bem, as objectivas de terceiros encaixarão, uma vez que são todas Canon EF, mesmo as concebidas para APS-C. Mas eu divago.

main-qimg-50d5fa4cf46b2f076d36124b4dda6748.webp

Fá-lo porque, por razões conhecidas apenas pela Canon, ainda estão a utilizar Motion JPEG para a captura de vídeo. Isso parece incrível, e parte disso é, pois este é o vídeo 4:2:2, em vez do 4:2:0 gravado por muitas câmeras. Mas a compressão moderna pode proporcionar melhor qualidade para um orçamento de bits mais baixo, portanto nem sempre uma vitória contra vídeo codificado em AVC ou HVEC a taxas de bits mais baixas. Você estará queimando 32GB para cada 8 minutos de vídeo. A 500Mb/s = 62MB/s, o seu vídeo é muito rápido para um cartão SD com classificação V30, então você precisaria de um cartão UHS-II com classificação V90... exceto que aparentemente, o 5D Mark IV só suporta a interface UHS-I (todos os cartões UHS-II funcionam como UHS-I em sistemas que não têm a fileira extra de pinos). Então você vai precisar de um cartão Compact Flash muito rápido para isso, com uma classificação VPG-65.

De Clari Stevison

Porque é que as câmaras digitais custam tanto? :: Porque é que as audiências do Disney Channel têm vindo a descer ultimamente?