Quão rápido um cartão SD precisa ser para uma gravação de vídeo de 4K?
Depende inteiramente do seu sabor de vídeo 4K... tanto quanto o fez com vídeo HD. Algumas câmeras 4K de baixo custo codificam UHD a 60Mb/s, então isso é 7MB/s. Isso deve funcionar com um cartão SD de Classe 10 (classe 10 = 10MB/s garante velocidade de gravação sustentada). Muitos smartphones e câmeras 4K P&S filmam a essa taxa de bits mais baixa, o que significa que um cartão SD normal funcionará, sem necessidade de UHS ou UHS-II/III. Mas para qualquer câmera, verifique também as recomendações do fabricante.
">Quite poucos deles gravam a 100Mb/s, ou 10MB/s. Isso vai ser um risco com cartões Classe 10 ou mesmo UHS-1 U1 (também cerca de 10MB/s, mas pode tecnicamente rodar um pouco mais rápido). A Panasonic recomenda placas UHS-II U3 para sua câmera GH4, que tem uma taxa máxima de 4K de 100Mb/s, mas pode gravar HD a 200Mb/s. O Alpha S7s Mark II da Sony também é capaz de gravar 4K na câmera, também em torno de 100Mb/s, e a Sony recomenda um cartão SD com classificação UHS U3.
Ir ainda mais rápido, o Olympus OM-D E-M1 Mark II grava DCI 4K a 237Mb/s. Isso é pouco menos de 30MB/s, o que está bem dentro da classificação de velocidade dos cartões UHS-I e UHS-II, mas você precisará de um cartão com classificação U3 para escrita (o UHS define a interface, não a velocidade), ou um dos novos cartões com classificação de vídeo na V30. Os atiradores Olympus devem comprar as cartas UHS-II quando possível, pois estas também melhoram a velocidade de gravação, o que particularmente no E-M1 Mark II é mais exigente do que o vídeo.
Mais rápido ainda - não é ridículo - é a marca Canon 5D IV, que grava o DCI-4K a 500Mb/s, e fá-lo com um sensor de 1.74x, o que significa que enquanto é uma câmara de fotograma completo, a área usada para vídeo 4K é apenas ligeiramente maior do que a de um sensor Micro Four-thirds como o Panasonic GH4 ou GH5. Nada de errado com isso, a não ser o facto de as suas lentes serem todas concebidas para esse sensor de fotograma completo, e as lentes APS-C da Canon EF-S não encaixam. Portanto, boa sorte a encontrar uma objectiva de 10 mm ou 7 mm para fotografias ultra-largas... bem, as objectivas de terceiros encaixarão, uma vez que são todas Canon EF, mesmo as concebidas para APS-C. Mas eu divago.
Fá-lo porque, por razões conhecidas apenas pela Canon, ainda estão a utilizar Motion JPEG para a captura de vídeo. Isso parece incrível, e parte disso é, pois este é o vídeo 4:2:2, em vez do 4:2:0 gravado por muitas câmeras. Mas a compressão moderna pode proporcionar melhor qualidade para um orçamento de bits mais baixo, portanto nem sempre uma vitória contra vídeo codificado em AVC ou HVEC a taxas de bits mais baixas. Você estará queimando 32GB para cada 8 minutos de vídeo. A 500Mb/s = 62MB/s, o seu vídeo é muito rápido para um cartão SD com classificação V30, então você precisaria de um cartão UHS-II com classificação V90... exceto que aparentemente, o 5D Mark IV só suporta a interface UHS-I (todos os cartões UHS-II funcionam como UHS-I em sistemas que não têm a fileira extra de pinos). Então você vai precisar de um cartão Compact Flash muito rápido para isso, com uma classificação VPG-65.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor aplicativo gratuito de gravação de tela com suporte interno de gravação de áudio para Android, sem raiz?
- Quão pequeno pode ser um código QR? Quão pequeno pode ser, por exemplo, em um cartão de visita?
- O Snapdragon 730G é mais rápido que o Snapdragon 855? Ouvi dizer que foi concebido para jogos, por isso deve ser mais rápido, não é verdade?
- Como iniciar uma gravação de vídeo 4K em uma Redmi Note 5 Pro