Quais são os aspectos negativos da mudança da Intel para a Apple Silicon?
Para a Apple, quase não há desvantagens em mudar da Intel para os seus próprios chips baseados em designs licenciados pela Arm. Excepto os royalties.
Agora que os próprios chips da Apple tenham alcançado desempenho comparável ao da Intel (exceto talvez na parte superior, por enquanto), eles podem colher várias vantagens, incluindo o dumping da Intel:
<- ##li>Controle mais rígido do design do chip - eles podem decidir exatamente o que acontece em cada processador, para cada produto, e assim espremer mais desempenho#li>Mais flexibilidade na cadeia de suprimentos - eles podem mudar de fornecedor do chip se quiserem#li>Pilha de software de núcleo unificado em todos os dispositivos#li>Pressão psicológica para atualizar - se você estiver usando um Intel Mac, você agora está se sentindo desatualizado, mesmo que o computador ainda funcione bem
- >Obviamente, margens de lucro mais altas
A resposta é sim: a arquitetura RISC-V livre de royalties. Eu espero que a Apple já esteja trabalhando no próximo passo: um design de chips totalmente feito em casa, baseado no RISC-V. Isto permitirá que a Apple seja completamente independente do IP de qualquer outra pessoa (não obstante os habituais duelos de patentes ocasionais). Será um projecto de uma grande década, em particular porque toda a pilha de software terá de ser re-otimizada, bem como a recuperação do desempenho do hardware dos próprios chips da Apple. Além disso, eles precisarão fazer suas próprias GPUs móveis. Mas a Apple pode se dar ao luxo de fazer isso, então eu não me surpreenderia se eles já tivessem iniciado.