Casa > Q > Quem Você Acha Que Irá Governar O Mercado Futuro, A Apple Ou A Microsoft?

Quem você acha que irá governar o mercado futuro, a Apple ou a Microsoft?

A Apple e a Microsoft lutam entre si pela quota de mercado desde o final dos anos 70. Em vários momentos, um pareceu dominar o outro. Mas nos últimos anos, alguns investidores começaram a acreditar que a Apple vai ficar para trás à medida que o seu iPhone se tornar um commoditized e a Microsoft emergir como um jogador de topo na nuvem. No entanto, duas tendências emergentes podem dar aos acionistas um caso para ficar com a Apple.

Apesar de sua rivalidade, ambas as empresas têm tido grande sucesso. A Apple acumulou o maior valor de mercado de cerca de $2 trilhões, enquanto a Microsoft tem o segundo maior valor de mercado em $1.8 trilhões.

Além disso, ambas construíram caixas de dinheiro que todas as empresas devem invejar. A Apple tem $195,6 bilhões em dinheiro em mãos, compensados por $112 bilhões em várias formas de dívida. Durante os 12 meses seguintes, gerou 80,2 bilhões de dólares em fluxo de caixa livre.

main-qimg-963661ef729c4897956c6b9acb46362b-mzj

Em comparação, a Microsoft detém cerca de 132 bilhões de dólares em dinheiro, contra 60,5 bilhões de dólares em dívida total. O fluxo de caixa livre para a empresa chegou a cerca de $50,4 bilhões de dólares nos 12 meses anteriores. No entanto, quase nenhuma empresa, incluindo a Apple, iguala a classificação de crédito AAA da Microsoft's. Apesar dos níveis de dívida, a Microsoft construiu um histórico de estabilidade financeira que remonta aos anos 80. Ela também poderia pagar sua dívida imediatamente com dinheiro existente, diminuindo seu risco de crédito.

Como a Apple se destaca

A Apple foi pioneira em toda uma indústria através do iPhone, seu maior gerador de receita por mais de uma década. Com o tempo, a concorrência de jogadores de menor custo usando o sistema operacional Android da Alphabet's forçou a Apple a oferecer iPhones de menor custo como a empresa's as vendas líquidas globais da empresa caíram.

No entanto, esta situação pode ter mudado. A pandemia provocou um aumento nas vendas de iPhone à medida que a dependência de tais dispositivos aumentou. Agora, a Apple lançou o iPhone 5G 12. Com o iPhone&apos 5G mais rápido, a Apple recuperou algum poder de preço. Isso trouxe de volta algumas das maiores margens que impulsionaram os lucros do iPhone nos últimos anos.

Além disso, a Apple maximizou as vendas de aparelhos de desgaste, em parte promovendo os benefícios de saúde do Apple Watch. Ele não só monitora um's heart, mas também mede os níveis de oxigênio no sangue e envia um alerta no caso de uma queda. Além disso, o Fitness+, experiência de fitness da Apple's que funciona com o Apple Watch, lançado em 14 de dezembro. A Apple creditou parcialmente ao Apple Watch as vendas de roupas 30% mais altas de ano para ano no último trimestre.

A também, a divisão de serviços da Apple's, que inclui o iTunes e a App Store, alcançou sucessos notáveis com um aumento de 24% de receitas de 12 meses no mesmo período. Alguns analistas especulam que os serviços poderiam gerar metade do lucro da Apple's até meados da década.

Como resultado, a Apple ganhou mais de $294,1 bilhões em receita nos últimos 12 meses. Isto representa um aumento de 10% em relação ao período anterior de 12 meses. Além disso, graças em parte ao lançamento do iPhone na última queda, a receita total do último trimestre aumentou 21% em relação aos níveis de um ano atrás.

Esta melhoria na receita levou a um lucro líquido no último trimestre de quase US$ 28,8 bilhões, 29,3% maior que os níveis de um ano atrás. Um aumento nas despesas operacionais de apenas 12% ajudou a contribuir para o maior aumento do lucro.

Este crescimento levou as ações da Apple a aumentar em mais de 70% nos últimos 12 meses. Além disso, a sua relação P/E subiu para 33. Isto se destaca, uma vez que a Apple's múltiplos lutaram para se mover acima de 20 antes de 2020. Ainda assim, o seu aumento do lucro líquido de 29% não corresponde ao crescimento do seu rácio P/E durante o mesmo período de tempo. Assim, os investidores também terão que considerar se a Apple agora justifica sua avaliação mais cara.

O caso da Microsoft

Microsoft também tem lutado por respeito às vezes. Quando Satya Nadella se tornou CEO em 2014, ele herdou uma empresa que se recuperava do declínio do PC e do crescimento lento do Windows.

Como o chefe anterior da Microsoft's cloud and enterprise group, ele fez a transição da Microsoft para um foco na nuvem. Isso levou a empresa a se tornar o segundo maior fornecedor de nuvens com 15% de participação no mercado de nuvens, de acordo com ParkMyCloud. Este é o único atraso da Amazon, que foi pioneira na indústria.

Outros softwares também fortalecem a Microsoft. O Microsoft 365, que constitui seu Office, nuvem inteligente e suite de segurança, impulsiona principalmente sua divisão de produtividade e processos de negócios. Esta divisão representa cerca de um terço da receita da empresa&apos, aproximadamente a mesma de um ano atrás. Ainda assim, a receita aumentou 11% em relação aos níveis de um ano atrás. Dentro dessa divisão, a suite comercial Office 365 cresceu 21% durante esse período, enquanto o seu software Dynamics 365, a sua ferramenta ERP, registou um aumento de 38% nesse período.

Outras vezes, a empresa lançou a sua consola de jogos Xbox de última geração no final do ano passado. Além disso, o Xbox Live, o seu serviço de jogos sociais multimédia, cresceu para 100 milhões de utilizadores mensais activos, enquanto o GamePass reivindica agora cerca de 18 milhões de subscritores. No geral, as receitas de conteúdo e serviços da Xbox aumentaram 30% nos últimos 12 meses.

P>Até agora, a Xbox parece ter ficado aquém dos seus pares. A Sony teve um crescimento de 42% na sua divisão de jogos e serviços de rede, apesar de a Sony não ter obtido receitas da PlayStation separadamente. A Nintendo reportou um crescimento de 38% na sua plataforma Switch. Ao contrário de seus pares, a Nintendo não lançou um console de próxima geração desde 2017.

Embora o crescimento dos jogos tenha sido ligeiramente menor, as ações da Microsoft subiram um pouco menos de 50% ao longo do último ano. Além disso, a sua relação P/E atingiu 36. Isto excede em muito a relação P/E de 15, onde a Microsoft negociava na altura em que a Nadella assumiu o controlo em 2014. Ainda assim, o múltiplo caiu de um pico de vários anos acima de 60 em 2018, quando um imposto único reduziu temporariamente a renda e impulsionou a valorização.

Apple ou Microsoft?

Entre as duas ações tecnológicas, eu acredito que a Apple ainda detém a vantagem. O ciclo de atualização 5G vai forçar todos os usuários de smartphones a eventualmente atualizar, suportando as vendas do iPhone e margens mais altas para os próximos anos. Além disso, o crescimento em wearables e serviços poderia acrescentar a esse crescimento de receitas. Além disso, mesmo com a valorização da Apple's, ela ainda negocia com um múltiplo ligeiramente inferior ao da Microsoft, apesar de maiores fluxos de caixa e margens de lucro.

Embora este sucesso não negue o caso da Microsoft's, ele dá à Apple mais potencial para maiores retornos.

De Coray

Os filmes podem ser transmitidos de um computador para um Roku? :: Existe uma boa ferramenta para fazer protótipos/mock-ups de aplicações de design de materiais?