Alguma vez alugaria o seu carro na Maven, Turo ou outro serviço de partilha de carros?
Claro, mas primeiro eu verificaria suas leis estaduais de seguro para confirmar que, se houver um acidente, você é indenizado pela lei estadual, como é o caso do Oregon e Washington. Eu não tenho certeza sobre outros estados.Aluguei meu carro por cerca de uma década na Getaround, e embora eu não tenha ganho uma tonelada de dinheiro, eu nunca tive problemas significativos, e eu estimo que eu mais do que ganhei de volta o preço de compra dos meus $15k Honda Civic 2005. Eu moro na cidade e raramente dirijo meu carro, então ele ainda - depois de 13 anos - tem quilometragem muito baixa.
Eu só recentemente, depois de cerca de oito anos, removi meu carro da plataforma/rede Getaround, mas só porque minha filha tirou a carteira de motorista e foi transferida para uma escola que é muito longe para ela chegar via transporte público. Se ela não precisasse dele todos os dias, eu ainda estaria alugando-o.
Por outro lado, se eu tivesse um carro novo, caro e bonito, eu recomendaria esperar até que a novidade de ter um carro novo se desgastasse. Você quer que os primeiros arranhões e as primeiras coisas sejam por SUA culpa, não por culpa de outra pessoa. Além disso, eu não colocaria um carro realmente caro em uma dessas plataformas - especialmente um com transmissão manual.
Carros elétricos - porque eles são tão fáceis de dirigir, baratos para "reabastecer" no caso de um locatário esquecer de "reabastecer o tanque", e não requerem praticamente nenhuma manutenção - parecem bastante adequados para essas plataformas de compartilhamento de carros, desde que você deixe seus locatários saberem que o carro é elétrico para que eles não fiquem presos em algum lugar.