É seguro aplicar mel no ouvido como um antibiótico?
A sua pergunta é demasiado vaga para responder correctamente.
Se o seu tímpano foi perfurado eu imaginaria que o mel que chega ao ouvido interno faria uma grande confusão e também não seria valioso para a eliminação de uma infecção. Você definitivamente deveria ver um médico especializado em problemas no ouvido interno.
Se o canal entre a parte do ouvido que podemos ver de fora para o tímpano estivesse infectado e alguém despejasse mel lá dentro, não haveria nenhuma fonte óbvia de problemas que eu, como alguém que não está e médico, por acaso conheço. Se a cera do ouvido manteria o mel separado do tecido infectado é desconhecido para mim. No entanto, o canal é muito estreito e o mel é muito espesso, por isso não se sabe como é que uma pessoa poderia entrar mel e sair bolhas de mel. Se você tentasse de qualquer maneira, e algo ruim acontecesse com a orelha, então a culpa seria sua. O seu médico do ouvido, o médico que tinha que tentar consertar o que você tinha feito a si mesmo, não ficaria feliz com você. Se ele não conseguisse consertar o dano que você tinha feito, então a culpa não seria dele.
Se você quisesse aplicar mel nas partes da orelha que você pode agarrar entre o polegar e o indicador, até onde eu sei não haveria razão médica para não tentar. No entanto, existem razões práticas. A aplicação de mel em superfícies verticais produz gotas. O mel escorria de onde quer que o aplicássemos e, em breve, teríamos uma confusão pegajosa até ao ombro. Se não tivesse uma ferida aberta, não haveria maneira do mel agir sobre nenhuma bactéria presente.
É pouco provável que uma gota de mel numa borbulha faça mal a alguma coisa. As pessoas têm mel na superfície do corpo o tempo todo, e nada parece acontecer, exceto a pegajosidade que as faz lavar o mais rápido possível.
Uma aplicação de mel sobre um abcesso aberto pode ajudar a tirar o líquido do abcesso. No entanto, a infecção pode piorar entretanto e você acabaria procurando ajuda médica de verdade mais tarde do que seria ideal. O mel não é um antibiótico, no sentido que você insinua que é. Uma substância suficientemente higroscópica em contacto com bactérias pode extrair o líquido de uma bactéria e matá-la dessa forma, suponho.
Não sou médico. Se alguma coisa eu provavelmente visito o médico mais vezes do que posso precisar fazer para sobreviver, mas acho que vale a pena verificar as coisas a tempo. Aqui está a forma como penso no tratamento de problemas que são actualmente menores.
A minha própria resposta habitual às lesões é evitar fazer algo que me vá prejudicar. Dito isto, se eu receber uma lesão menor, como uma ferida de perfuração de um arbusto róseo pesado, eu vou observá-lo no caso de o espinho poder ter carregado alguns micróbios desagradáveis abaixo da superfície da minha pele. Se eu tiver um pequeno corte, vou deixá-lo sangrar e mantê-lo debaixo da torneira de água fria o tempo suficiente para tirar qualquer grão que possa ter entrado. Se tenho estado a arranjar canos de esgoto ou a fazer outro trabalho desagradável, provavelmente vou colocar-lhe algum anti-séptico líquido, provavelmente iodo povidona, uma vez que é isso que tenho à mão. Então, se parecer que é um corte grande o suficiente para abrir novamente, posso colocar um curativo coloidal "avançado" nele. Então eu vou observá-lo. Se for um corte mais profundo, definitivamente vou adicionar o passo de iodo povidone, enfaixá-lo bem para que não sangre, e eu vou observá-lo. Se for algo como uma dor de garganta, eu vou gargarejar com água salgada morna, provavelmente pegar um pouco de líquido OTC para o problema, e observá-lo. Para feridas de espinhos ou cortes menores que parecem ter um pouco de inflamação, provavelmente usarei compressas muito quentes porque o calor úmido irá acelerar a circulação na área e fazer com que as próprias funções imunológicas do corpo funcionem mais rápido.
O principal que tenho em mente para todos os casos em que não vou imediatamente para as urgências ou para uma clínica é observar o problema para ver se ele está melhorando ou piorando. Se começar a sentir que preciso de ir ao médico, então não dilly-dally.
Então para o seu problema de ouvido, seja ele qual for, eu começaria com compressas quentes e observaria para ver se fica pior. Se parece que está piorando ou começa a doer, eu procuraria cuidados imediatos. Eu provavelmente iria a uma das clínicas. Nunca tive de esperar muito tempo na fila, e o serviço tem sido bom. Mas se a dor se tornasse intolerável, eu anteciparia a necessidade de um nível de cuidados mais elevado e iria directamente para a sala de urgências. Eu não usaria mel. Se eu quisesse tratar uma borbulha externa que se tivesse aberto, colocaria um curativo avançado e a observaria.
O que escrevi é apenas a minha experiência de vida de tratamento de feridas menores. A única vez em que as coisas corriam mal foi quando eu tinha uma verruga tratada no calcanhar e na sequência da remoção da verruga a área ficou infectada. O médico que eu fui culpar o médico que tinha feito o tratamento inicial da verruga, mas eu me culpei a mim mesmo porque eu não tinha pensado em basicamente assumir que seria ok. Eu deveria ter trocado os curativos regularmente, etc,
Veja sempre se as coisas estão piorando,
Eu não recomendaria aceitar respostas de Quora como conselho médico. Nem mesmo um médico pode ver o que está acontecendo com seu ouvido, enquanto um médico de verdade pode ver coisas assim que você anda na sala de exames que são significativas, mas que você ainda nem notou. Portanto, quando você sentir que precisa dos cuidados de um médico, então não perca tempo. Marque uma consulta ou entre em uma emergência ou clínica, dependendo da gravidade do seu problema.
Para uma visão médica oficial das infecções de ouvido em geral, vá ao site da Clínica Mayo e procure "infecções de ouvido". Você terá as informações mais recentes sobre as melhores práticas de autocuidado e para quando você precisar ver um médico. Não dependa de um não médico como eu para ajudar na tomada de decisões cruciais.