Porque é que a LG continua a colocar dispositivos conhecidos por terem problemas de bootloop?
Devem't.
Os dispositivos que são suspeitos de ter um problema de hardware que pode fazer com que o dispositivo falhe o boot (e acabe em um bootloop) são G4 e V10. Sendo ambos baseados no Qualcomm MSM8992, é possível que o Nexus 5X também seja afetado.
Todos esses dispositivos estão fora de produção desde pelo menos ~mid 2016 e não estão mais sendo vendidos pela LG. No entanto, pode ainda haver dispositivos em circulação que são vendidos como "novos", mas que provavelmente estão em um armazém de revenda há mais de um ano.
Mas além do problema potencial desta plataforma de hardware específica, pode haver muitas razões para um dispositivo entrar em um "bootloop".
Se o dispositivo entrar em tal estado, significa que ele falha em completar o processo de inicialização, por qualquer razão que possa ser.
Uma razão muito proeminente para tal falha não é na verdade um defeito de hardware, mas é causada pelo enraizamento do dispositivo de uma forma que quebra a assinatura das partições LG originais.
O problema pode nem sempre aparecer imediatamente, mas também pode aparecer mais tarde quando uma área crítica de uma partição assinada é modificada (o que é possível num dispositivo enraizado mas não com o firmware original) e causa a quebra da assinatura. Isto também pode acontecer quando um dispositivo raiz é actualizado por via aérea com uma nova versão SW (como o mecanismo de actualização pode não detectar o enraizamento e assim não saber que a sua actualização pode não corresponder ao estado real do software).
No caso de uma assinatura quebrada o arranque do dispositivo falharia, pois o SO na partição do sistema não seria mais confiável, e o mesmo comportamento apareceria (o dispositivo não't passar pelo logótipo de arranque).
Antes desse problema específico do G4, tais problemas eram simplesmente aceitos para ter múltiplas causas (enraizamento, overclocking, danos líquidos, um simples travamento devido ao SW, outros danos de hardware, etc.).
Mas agora de repente todos os "bootloops" no G4/V10 e também qualquer outro dispositivo desde então são culpados de serem causados pela mesma falha específica de design, que uma empresa multimilionária continua implementando em todos os seus dispositivos.
Não há evidências que sustentem esta ampla reivindicação até agora, então eu sugeriria ser suspeito.
Artigos semelhantes
- Devo continuar a utilizar o Pixel 2 XL mesmo depois de os telefones terem tido problemas de "burn-in" no ecrã?
- O que é 'carga contínua' e 'carga não contínua'?
- Como recuperar dados pessoais de um telefone Android que está preso num bootloop
- Qual é a solução para sair de um bootloop no Android mesmo quando você não consegue acessar o bootloader?