Como verificar se um número de passaporte americano é falso
A menos que você esteja em uma agência governamental com acesso a bancos de dados de passaportes, você não pode saber com certeza. Existem alguns truques. Já que você menciona especificamente "número de passaporte", primeiro vou abordar os casos em que você não tem o passaporte em suas mãos
Se você não tem acesso ao próprio passaporte
Há muito pouco que você possa fazer. Você poderia colocar suas mãos em um passaporte do mesmo país que você sabe ser autêntico e verificar se os padrões no número do passaporte são repetidos: se o número do passaporte genuíno tem duas letras seguidas por 8 dígitos, verifique isso. Tente obter informação sobre o formato numérico a partir de fontes oficiais: para a maioria dos países emissores e organizações internacionais pode usar a base de dados Prado mantida pelo Conselho da União Europeia; PRADO recolhe informação sobre documentos de identidade genuínos de todos os países da UE e países não participantes na UE, mais vários países não participantes. Estes incluem características de segurança e informação sobre números de série.
Outra opção é descobrir um endereço de contacto verificado (e-mail ou número de telefone) da autoridade que supostamente emite o passaporte (embora encontrar esta informação possa ser problemática, uma vez que em alguns países são emitidos pelos governos municipais locais) e contactá-los pedindo para confirmar a informação que possui. Por razões de privacidade, pode não conseguir obter muita informação: certamente ajudará a ser o mais específico possível, fazendo uma pergunta simples como "Tenho um desconhecido, nascido em Milwaukee em 31 de Setembro de 1967, que me deu um passaporte americano número 98732016, pode confirmar se a informação em seu poder corresponde"; além disso, forneça as circunstâncias que o levaram a fazer a pergunta (por exemplo, é recepcionista num hotel e quer confirmar se alguém que fez a reserva online é de facto quem diz ser).
Isto poderia ser mais fácil de fazer para alguns países: cada passaporte sueco de nova geração exibe o número de telefone da sede da polícia sueca, que você pode ligar para perguntar sobre a validade do passaporte sueco que você tem em suas mãos.
Se você tiver acesso ao próprio passaporte
Então você está muito melhor procurando por sinais de falsificação mais fáceis de localizar na página de dados: qualquer mancha, arranhão, derramamento de tinta poderia ter sido usado para esconder uma tentativa de falsificação. Mais uma vez, PRADO contém um monte de características de documentos legítimos que você pode verificar o seu contra. Se o passaporte for biométrico, obtenha um aplicativo Android que decifra o chip sem contato na capa do passaporte e verifique se as informações na página de dados correspondem às informações no chip. Dado como seria difícil e caro falsificar o chip e montar um passaporte em papel mesmo remotamente credível que corresponda às informações do chip, acredito que esta é a sua melhor aposta.
Específico para o número do passaporte é a característica de segurança bastante difundida da perfuração a laser do número do passaporte em cada página: isto deve corresponder ao número impresso na página de dados.
Para um orçamento relativamente baixo você pode obter uma luz UV que lhe permite verificar alguns dos elementos de segurança mais comuns (alguns países imprimem todos os dados na página de dados tanto em tinta normal como em tinta fluorescente, portanto os dois devem coincidir).
Artigos semelhantes
- Onde está o 'número do livro de passaporte' em um passaporte peruano?
- Como dizer a diferença entre um dólar americano real e um dólar falso
- Como mudar o meu número de telefone para um número falso ao fazer uma chamada
- Como distinguir se um número de telefone americano é móvel ou fixo sem nenhuma entrada do dono do número de telefone