Qual é a diferença entre a KYC e a AML?
Know Your Customer (KYC)
KYC é o processo no qual a identidade do cliente é verificada em relação às provas de identidade e documentos apresentados por eles. Bancos e Instituições Financeiras conduzem o processo KYC durante o processo de embarque do cliente, de forma a ter um conhecimento e compreensão adequados sobre os clientes com quem estão a lidar. Inclui documentos com informação básica sobre os clientes tais como nome, morada, data de nascimento, fotografias, etc.
Anti-Lavagem de Dinheiro (AML)
Anti-Lavagem de Dinheiro (AML) é o processo que ajuda as instituições financeiras a combater os crimes financeiros e a lavagem de dinheiro e a proteger os seus sistemas financeiros dos danos causados por esses crimes. AML refere-se a - manter um controle e monitorar de perto as atividades fraudulentas, tais como transferências ilegais de dinheiro, transações suspeitas e lavagem de dinheiro por meios injustos.
A diferença entre KYC e AML:
KYC é apenas um processo básico de identificação e verificação do cliente que os bancos e outras instituições financeiras conduzem, a fim de compreender os clientes com os quais estão se entregando. Assim, a intenção é gerenciar riscos de forma eficaz, na fase preliminar do processo de embarque do cliente.
Enquanto AML é um processo muito detalhado com consiste em:
1. Compreender o processo adequado das transacções monetárias que ocorrem na instituição financeira, melhorando os procedimentos internos da KYC de modo a ter um conhecimento profundo sobre os clientes.
2. Dar orientações precisas à equipa da AML sobre os padrões de monitorização para detectar actividades fraudulentas, assegurando que todos os procedimentos da AML são seguidos de acordo com as orientações definidas pelas autoridades reguladoras.
3. Instruir a equipe AML a manter uma vigilância apertada sobre as transações suspeitas, implementando passos precisos antes de tomar o assunto para investigação adicional, investigando os riscos e alertas gerados através de um sistema e rever todos os relatórios relevantes.
4. Fazer uma Due Diligence aprimorada se alguma transação suspeita tiver sido detectada e obter mais informações sobre aquele cliente, como suas transações monetárias passadas, histórico bancário, etc., a fim de obter coisas mais claras antes de tomar uma decisão.
5. Substituindo os sistemas ultrapassados e optando por aplicações mais avançadas.
6. Documentando todos os casos fraudulentos para apresentar uma forte justificação de que algo suspeito ocorreu.
7. Conduzindo treinamento periódico sobre políticas e padrões AML.
8. Conduzindo processo de auditoria interna.
Assim, para concluir, eu diria que tanto a KYC como a AML são extremamente importantes para as instituições financeiras na luta contra crimes financeiros.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
- Qual é a diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday, e qual é a melhor para fazer compras?
- Qual é a diferença entre os vários modelos de Saregama Carvaan (se houver) e qual é o melhor modelo?