Quão inútil é o Modo Incógnito? Porquê?
Felizmente, os modos "navegação privada" tendem a dar a impressão de que oferecem mais privacidade do que realmente oferecem.Para entender o que os modos de navegação privada/incognito/etc. fazem, temos que entender o conceito de uma sessão de navegação. Uma sessão de browser pode ser definida como todos os dados que são criados e armazenados no seu browser, como resultado das suas actividades com esse browser. Cookies, histórico de navegação, armazenamento local, etc. fazem todos parte da sua sessão de navegação. É por isso que você pode pedir a um site para lembrar que você está logado, ou para lembrar o seu nome de usuário, ou porque alguns sites parecem conhecê-lo pelo nome - porque você logou antes e mesmo que você tenha que logar novamente, ele ainda sabe quem logou pela última vez.
O modo de navegação privada faz uma coisa e só uma coisa: ele cria uma segunda sessão temporária do navegador. A melhor maneira de imaginar o que uma sessão de navegação privada faz é imaginar que lhe foi dado um computador novinho em folha, e é-lhe dito que depois de terminar de fazer alguma navegação nele, o computador será completamente limpo e reformatado para o próximo uso. Você abre o navegador neste computador e descobre que nenhum site se lembra do seu login, nenhum site sabe mais quem você é, etc. É por isso que o modo é muitas vezes chamado "privado" - a impressão é que você agora é desconhecido de qualquer site que possa estar mantendo o controle de seus usuários através da sessão.
O problema é que isso está longe de ser "privado". Ele só bloqueia um tipo específico de rastreamento. Existem muitas outras maneiras de rastrear o que alguém faz online - correspondência de endereços IP, impressões digitais do navegador, etc. Há também o fato de que você só tem uma única sessão privada em todas as janelas privadas, então se você abrir uma janela privada e fizer login, digamos, no Google, e depois abrir outra janela privada, essa segunda janela pode rastreá-lo através da sua conta do Google, assim como poderia ser na sua sessão normal de navegador não privado.
A única coisa que uma sessão privada pode realmente ajudar é o fato de que o histórico não é preservado quando você fecha a sessão. Como a maioria dos navegadores irá usar seu histórico para sugerir sites para visitar, se você quiser visitar, digamos, um site pornô, você pode fazer isso em uma janela de navegação privada e não se preocupar que sua barra de localização possa sugerir isso mais tarde. No entanto, isto não o esconde de nenhum outro sistema de monitorização a montante - a sua empresa, o seu ISP, qualquer outro software de monitorização no seu próprio computador, etc.
Há outro uso comum de navegação privada, e isso é o desenvolvimento Web. Ter uma sessão limpa pode ser extremamente útil no diagnóstico de problemas com sites que você está desenvolvendo e que podem estar relacionados a cookies armazenados ou dados de navegadores existentes.
A única coisa que se retira disso é lembrar como conceituar o que os modos de navegação privada fazem - é como usar um novo computador ou uma nova instalação do navegador que não foi usado antes, e saber que o novo "computador" será apagado depois que você terminar com ele (quando você fechar todas as janelas privadas). No entanto, novamente, mesmo que você use um computador diferente, uma empresa pode (e tem o direito de) monitorar quais sites você visita através de sua rede, e quaisquer outras técnicas de monitoramento de atividades autorizadas (ou não autorizadas) não serão enganadas ou bloqueadas por ele. A única coisa de que você obtém "privacidade" é o histórico - há até mesmo muitas maneiras de rastreá-lo através da Internet que não requerem uma sessão persistente do navegador (o que só torna muito mais fácil de fazer).
Dica de PRO: A maioria dos navegadores tem um plugin multi-sessão disponível (por exemplo Containers para firefox, SessionBox para chrome) que lhe permitem criar tantas "sessões" quantas desejar, e criá-las/destruí-las nos seus termos (elas persistirão durante as sessões do navegador, mas você pode destruí-las/limpá-las sozinho) É quase como ter várias cópias do navegador instaladas. Em outras palavras, você poderia fazer uma sessão para o trabalho que se lembre de todos os seus logins de trabalho, e outra para casa que se lembre dos logins pessoais. Isto é especialmente útil se você tem vários logins em um site que quer se lembrar de você - Microsoft Office365/Outlook ou Gmail são dois bons exemplos. Com uma sessão, é muito comum tentar fazer login no seu Outlook pessoal e descobrir que você foi colocado no Outlook da sua empresa porque foi lá que você fez o último login em.
.