É seguro usar telemóveis durante um relâmpago?
Muito pode não saber, mas a qualquer momento, há aproximadamente 2.000 trovoadas que ocorrem no mundo, resultando em cerca de 100 raios a cada segundo. Os relâmpagos são causados por nuvens que estão carregadas eletricamente. Normalmente, a parte superior de uma nuvem é carregada positivamente enquanto a inferior é carregada negativamente. Isto faz com que uma carga positiva se acumule no solo sob a nuvem. A carga elétrica do solo se concentra em torno de qualquer coisa que se acumula, como montanhas, pessoas, ou árvores isoladas, ou, é claro, pára-raios. A carga que sai desses pontos eventualmente se conecta com uma carga que desce das nuvens, resultando em um relâmpago.
A alegação de que os celulares são um risco quando usados em uma tempestade é enganosa. Se uma pessoa está se destacando em campo aberto e uma carga positiva se acumula ao seu redor, quando o potencial é justo, haverá um relâmpago - esteja ele falando em um celular ou não.
A preocupação de que os celulares atraem raios foi levantada pela primeira vez há alguns anos atrás em um embuste da internet e agora é um mito urbano reconhecido. De acordo com as autoridades de segurança, as pessoas que estão fora aumentam o risco de serem atingidas se estiverem em terreno elevado, ou num espaço aberto, ou perto de água corporal ou perto de grandes estruturas metálicas ou árvores. Estes fatores são mais importantes para a segurança em uma tempestade elétrica do que o uso de um telefone celular. Os telemóveis são dispositivos de baixa potência e não têm quaisquer características que os tornem atractivos para as descargas atmosféricas. Hoje em dia, quase todos carregam um telemóvel, e por isso é culpado quando alguém é atingido por um raio.
Contrário à crença de que os componentes metálicos dos telemóveis e media players portáteis fazem dos utilizadores de tais dispositivos alvos em trovoadas, os raios são mais atraídos pelos objectos mais altos de uma determinada área que proporcionam o caminho mais rápido e fácil para o chão. A razão pela qual as árvores são tão frequentemente atingidas é porque normalmente são os condutores mais altos em potencial em uma determinada área.
Por isso, gostaria de mencionar que as linhas terrestres não são seguras quando uma trovoada está em andamento. Isto porque, centenas de quilômetros de fio estão ao ar livre, conectando-se à linha fixa em casa - e se houver um raio em qualquer lugar, a corrente pode viajar através dos cabos telefônicos e chegar ao instrumento ao qual está conectada. Se ninguém estiver usando o instrumento naquele momento, o instrumento ou o circuito interno pode ficar frito; mas se alguém estiver usando o instrumento - há chances da pessoa ficar gravemente queimada pela alta voltagem que aparece no instrumento e vai para a terra. Como não é um golpe direto, a corrente sendo distribuída de forma desigual, força a maior parte da corrente a fluir através da superfície externa ou pele dando origem ao fenômeno chamado efeito pele. Já vi uma pessoa que foi queimada assim, uma perna das suas calças foi queimada verticalmente como se fosse feita com uma tocha de soldadura, e a sua pele queimada no processo.
Are Cell Phones Safe in a Lightning Storm?