Quais são os exemplos de design de aplicativos móveis ruins UX?
Há muitos exemplos de mau design de aplicativos móveis UX, no entanto, há algumas tendências que podemos aprender com eles. Aqui estão algumas delas:1. Not planning well
Let's say a user download an app to solve a pain point they have but after launch the app, they don't understand what to do.
Este comportamento pode ser devido a não entender o público-alvo ao criar o wireframe durante o processo de idealização, ou talvez haja muitas características que não são relevantes para resolver o problema principal, ou talvez algo mais.
O ponto é que, ao não levar tempo para planejar a jornada que os usuários terão quando abrirem o aplicativo pela primeira vez, isso terá um impacto negativo na experiência do usuário. Como resultado, os usuários vão parar de usar a aplicação e desinstalá-la. Este comportamento, por sua vez, impactará negativamente o ranking da aplicação nas lojas da aplicação.
Image source: Ugem
Em Moburst, quando começamos a trabalhar no design e desenvolvimento de aplicativos móveis, criamos uma linha do tempo do projeto que leva entre quatro e doze semanas para ser totalmente implementada. Esta linha do tempo cobre todo o processo de desenvolvimento móvel, desde a idealização até a fase de implementação. Desta forma evitamos cometer os erros que mencionei acima.
Aqui está um exemplo de como se parece:
2. Falta de clareza
Provavelmente todos vimos a mensagem eliminada do WhatsApp. Assim que a vemos, ficamos a pensar qual seria a mensagem em primeiro lugar. Mas ao deixarmos a legenda "You deleted this message" para o outro utilizador ver, ela anula o propósito de a apagar em primeiro lugar.
Isto faz com que pareça suspeito e levanta a questão, "Why did you delete the message?".
Something WhatsApp could do to make this more clear would be to change the prompt to "Block this message". Porque é isso que eles estão realmente a fazer.
Outra abordagem seria fazer o que o Gmail faz, dar aos utilizadores alguns segundos para eliminar a mensagem antes que a outra pessoa a veja. Se o usuário apagar a mensagem, o destinatário nunca saberá que ela existia em primeiro lugar.
3. dropdowns excessivamente longos
Em algum momento, todos nós tivemos que escolher uma opção em um menu suspenso (especialmente quando se trata de escolher nosso país em um formulário de registro). Isto normalmente não é um problema, mas as coisas mudam quando o dropdown é longo, sem cabeçalhos, e/ou sem filtros.
Image source: Codeburst
Se um aplicativo realmente precisa usar dropdowns longos, uma melhoria seria completar automaticamente um campo de entrada de texto. Filtros são uma forma maravilhosa de melhorar a experiência do usuário.
4. Ter abas desnecessárias
Uma frustrante é quando estamos usando um aplicativo móvel e em uma das abas, o aplicativo pede que você visite o site deles para verificar as informações necessárias. Este é um mau design de aplicativo móvel porque imediatamente faz você se perguntar por que ele está lá em primeiro lugar.
Você pode ver um exemplo disso em ação no aplicativo móvel do Hulu. Para verificar sua conta eles pedem que você visite o site deles...
Image source: Career Foundry
Esta não é de forma alguma uma lista completa de maus exemplos de design de aplicativos móveis UX, mas deve lhe dar uma idéia de como as coisas simples podem arruinar a boa intenção por trás dessas características.
Espero que você tenha achado essa informação útil. Se você tiver mais alguma pergunta, me avise.
Artigos semelhantes
- Como as equipes de aplicativos móveis QA testam conexões de celular ruins?
- Quais são os exemplos de produtos ruins que foram muito bem comercializados?
- Quais são as vantagens e desvantagens de usar pontos vs pixels para o design de aplicativos móveis?
- Qual é a melhor plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis para desenvolver aplicativos móveis sem codificação?