O que é melhor para aprender em 2021, Go ou Node.js?
O que torna uma aplicação móvel bem-sucedida? Independentemente do quanto você aprecia o design e a idéia, a verdade é que o principal pilar do sucesso de um aplicativo é o seu Backend. Quanto melhor a aplicação serve a lógica do negócio e executa todas as tarefas de forma eficaz e suave, melhores resultados ela oferece.
Agora, enquanto isso deixa claro que prestar atenção ao backend do aplicativo é imperativo, a questão que surge aqui é qual pilha de tecnologia considerar para o desenvolvimento de backend - especialmente quando você tem uma miríade de opções incluindo PHP, ASP .NET, Node.js e Golang.
Como já comparamos as duas anteriores, ou seja PHP vs ASP .NET no ano passado, vamos prestar mais atenção aos dois últimos, ou seja, Node.js vs Golang neste artigo.
Comecei recentemente a aprender a construir websites e aplicações em Golang (ou Go). Ambos Node e Go vieram à existência e embora ambos sejam bastante populares entre os desenvolvedores back-end, Go tem algumas diferenças significativas em relação a Node.
Benefícios de usar NodeJS:
1. Robusto Tech Stack
Como coberto em nosso artigo Node.js vs PHP, Node.js é um nome independente na indústria de desenvolvimento do lado do servidor que funciona tanto no frontend quanto no backend. Por causa disso, ele melhora a experiência do desenvolvedor - tornando mais fácil para ele desfrutar de maior eficiência, confiabilidade e oportunidade de reusabilidade do código.
2. Faster Processing and Event Model
V8, as máquinas virtuais que o framework Node.js usa para executar JavaScript, tem mecanismo de compilação JIT (Just in Time). Isto facilita a compilação do código fonte para o código da máquina em tempo de execução, eventualmente resultando em maior velocidade de execução.
Besides, enquanto o framework oferece a oportunidade de projetar aplicações baseadas em eventos, em tempo real, devido à sincronização obtida usando a mesma linguagem tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor, também é altamente considerado para plataformas associadas a jogos online, videoconferências, chats, etc. Devido à sua natureza assíncrona, com um único fio, sem bloqueio.
3. Caching
Outro diferencial do Node.js é a facilidade de caching de módulos únicos. Ele garante que sempre que houver algum pedido para o primeiro módulo, ele será colocado em cache em tempo real na memória do aplicativo; implicando que os desenvolvedores do backend não precisarão reexecutar o código. O mecanismo de cache irá capacitar o aplicativo a carregar páginas e responder a solicitações rápida e efetivamente.
4. Streaming de Dados em Tempo Real
Node.js oferece a opção de sistemas de E/S sem bloqueio que facilitam a todas as empresas de desenvolvimento de software web e móvel o processamento de inúmeras solicitações simultaneamente e, assim, entregar melhores resultados em tempo real.
5. Altamente Extensível
Outra vantagem de preferir o Node.js é que ele é altamente extensível. Isto implica que se pode facilmente personalizar e estender o Node.js de acordo com as necessidades de seus projetos. Por um lado, eles podem empregar JSON para troca de dados entre cliente e servidor web, enquanto por outro lado, eles podem construir servidores HTTP, DNS, TCP, etc. usando as APIs embutidas disponíveis com ambiente Node.js.
Com isso, nós ganhamos informações detalhadas sobre o Node.js. Então, sem demora, vamos nos voltar para a outra tecnologia participante da batalha, ou seja, Go.
Benefícios de usar GO:
1. Desenvolvimento simples e mais rápido
O principal benefício de considerar Go para requisitos do lado do servidor é que ele oferece facilidade e velocidade no processo de desenvolvimento. A linguagem de programação Go tem uma sintaxe simples baseada em funções - sem espaço para classes e tipos de herança. Isso facilita aos desenvolvedores a compilação e o lançamento de sua solução de aplicação no mercado o mais cedo possível, obter acesso ao feedback para melhores resultados e obter uma resposta à pergunta, 'Is Go faster than Node?'
2. Clean Coding
Go é uma linguagem estaticamente digitada e compilada com uma estilização rigorosa. Isto faz com que seja necessário que uma empresa de desenvolvimento de software para aplicações web e móveis preste mais atenção aos seus códigos e garanta que os códigos escritos sejam precisos e úteis. Isto, a longo prazo, facilita-lhes a oportunidade de compreender e alterar o seu código a um ritmo melhor, levando a uma codificação limpa.
3. Coleta de Lixo
Go também vem com a facilidade de coleta de lixo (também chamada de gerenciamento automático de memória). A linguagem de programação tem sua latência reduzida para menos de 1ms, operando simultaneamente com vários programas e empregando um algoritmo de marcação e varredura tricolor.
4. Escalabilidade
Desenhada pelo Google, esta linguagem de programação é altamente escalável por natureza. Ela facilita desenvolvedores com potencial para gerenciar várias subtarefas simultaneamente, especialmente goroutinos e canais.
5. Cross-Compiling
Outra característica que faz da Go uma grande escolha para o desenvolvimento do lado do servidor é a sua propriedade de compilação cruzada. O compilador Go permite aos desenvolvedores gerar binários que podem ser executados em diferentes sistemas operacionais usando alguns comandos simples. Em termos mais simples, ele os habilita a compilar o código fonte e rodar em múltiplas máquinas sem instalar o Go em máquinas estrangeiras e assim, torna o processo de implantação tão suave quanto uma brisa.