Casa > Q > Qual É A Diferença Entre Microsoft Hololens E Oculus Rift?

Qual é a diferença entre Microsoft HoloLens e Oculus Rift?

O showdown AR vs VR

Todos nós conhecemos a Realidade Virtual (VR) - engana os seus olhos para pensar que você're em outro lugar. Realidade Aumentada (RA) é uma dimensão extra sobre o VR já que também pode mostrar o mundo real ao seu redor com gráficos sobrepostos. No entanto, o RA pode também imergir totalmente em você como o RV, simplesmente mostrando pixels em todos os lugares, sem transparência para o mundo real. Mas como sabemos, aplicações puras de VR são bastante limitadas a jogos e simulação em uma configuração fixa (com mobiliário limitado...)

p>Realidade Misturada é onde ela's em
Quando você começa a sobrepor objetos 2D e 3D sobre a realidade, as coisas começam a ficar muito mais interessantes e flexíveis. Eu fiquei chocado quando o Facebook comprou o Oculus Rift por uns incríveis $2B - afinal de contas, as pessoas estão fazendo um produto similar de papelão e um smartphone amarrado na sua cara e parece limitado ao mercado ultra geek. A RA, por outro lado, requer não só a mesma renderização 3D com acompanhamento da cabeça em tempo real, mas também a digitalização em 3D do ambiente à sua volta (Kinect) e a recolha de dados a partir de gestos manuais. O RA também permite que você seja mais móvel do que com o RV, uma vez que você pode realmente ver (alguns dos) objetos do mundo real. Há complementos ao Oculus que levam a unidade para o território AR, tanto Saltar Movimento para reconhecimento de gestos (muito melhor do que o Kinect nesta área) como câmaras estereoscópicas. No entanto, a solução torna-se rapidamente volumosa e desconfortável devido ao peso.

E que tal Glass?
Uma boa comparação deve incluir o Google Glass, que perdeu a oportunidade de AR, uma vez que a sobreposição gráfica e as capacidades multimédia eram tão limitadas (tela no canto da sua vista e principalmente menus 2D), a fim de criar uma unidade que poderia ser usada em qualquer lugar, assim como um smartphone. Mas ninguém, a não ser os mais nerds, ia pagar $1500 por isso. Há um pouco de ironia em que o Google fechou as vendas de vidro na mesma semana em que o Microsoft HoloLens foi demonstrado... Se um Glass 2.0 se materializa certamente deve ser um sistema AR completo como o HoloLens.

A Apple nem sequer está no radar
Tambem temos de mencionar a Apple nesta mistura, que não mostrou capacidade de fornecer novos factores de forma desde Jobs excepto o Watch - que é um passo na direcção completamente errada, com um ecrã tão pequeno que tiveram de inventar várias técnicas para o tornar utilizável. E mesmo que eles estejam vários anos atrasados em relação aos concorrentes na entrega. Os fanboiz da Apple estão agora ocupados a falar sobre como já existem aplicações AR para iOS que usam a câmara para misturar o mundo real com gráficos 3D. Mas isso não'nem sequer começa a explorar o potencial do AR como a HoloLens está a tentar fazer. A tela precisa estar onde quer que você olhe, e seus braços devem estar livres para gesticular, e deve haver uma visão estereoscópica. O IOS não oferece nada disso e a análise da cena 3D que pode ser feita com uma câmera não é nada comparado com a medição de profundidade usando laser/IR/ultrasom ou pelo menos câmeras estereoscópicas.

O que, sem hologramas?
Até a HoloLens, isto não é holografia de todo, então o nome é realmente confuso. Parece-me que eles estão usando o método HUD (Head Up Display) que envolve dois nanoprojetores localizados em cada lado da cabeça e tendo a viseira (semi) transparente refletindo essas imagens aos seus olhos. Se este for o caso, será muito leve e confortável de usar (ao contrário dos óculos VR, que são mais como óculos de mergulho com telas reais aumentando o peso no lugar errado).

Desligado
Outro diferenciador importante é que a HoloLens é autónoma com a unidade CPU/GPU/HPU integrada, portanto desligada. Não foi concebida para correr como um "buraco de vidro" mas ainda permite pelo menos a liberdade de movimento interior, ao contrário do Rift. Mark Zuckerberg disse no início do ano passado: "O que nós basicamente acreditamos é que, ao contrário das estratégias de consola pura da Microsoft ou da Sony, se quiser fazer disto uma verdadeira plataforma informática, precisa de fundir as duas coisas." Bem, Mark, suponho que a Microsoft te venceu. O Rift precisa de ser ligado a um computador anfitrião, a Lente é autónoma.

E ao contrário do Rift, você ganhou'não fique enjoado pois ainda consegue ver o mundo real (semelhante a ler um livro enquanto anda de veículo versus olhar pela janela). Como sabemos, pilotos de caças têm usado HUDs há décadas e se você puder ir ao MACH-3 com AR então eu acho que as pessoas ficarão bem em seu escritório ou em casa também.

main-qimg-dba3d263a4360def3e440d9feb0b256d

A versão beta da HoloLens

Um novo fator de forma
Será interessante ver como a Microsoft resolve coisas como dissipação de calor e longevidade da bateria, mas é realmente irrelevante para o produto 1.0, uma vez que esta vai ser simplesmente uma nova categoria de produto ao lado de laptops, pads e telefones. A Microsoft quer empurrar o Windows 10 como a plataforma para AR, o que significa que não existem barreiras de desempenho no software e todos os desenvolvedores de jogos (diabos, qualquer desenvolvedor) estarão rapidamente a par.

O gato do AR está fora do saco
A Microsoft decidiu mostrar a HoloLens bastante cedo no ciclo do produto e não há indicações de preço ou data. Isso não significa que seja um vaporware. Eu estou interessado no AR desde cerca de 2000, e é realmente tempo de um dos gigantes da TI entrar no comboio. O AR é possível há uma década e meia (com as habituais advertências de custo, desempenho e peso).

Jogadores existentes
>/p>main-qimg-d481a5e0fa992cad8db03bbbeb57cdc1.webp

Empresas como a ODG - Home têm trabalhado no AR há muito mais tempo do que a Microsoft, até agora no espaço militar/industrial/médico. Eles acabam de lançar seus primeiros óculos de consumo no CES 2015, eles rodam Android e têm um CPU SnapDragon. A única coisa que parece faltar é o mapeamento de profundidade, o que significa que os gráficos são mais como uma sobreposição de tela, não integrados com a realidade como a HoloLens. Adil Alam salientou que a Microsoft comprou um portfólio de patentes da ODG por cerca de $100-150M há cerca de um ano.

Novos Jogadores
O mais significativo é o Magic Leap, que ainda não lançou seus óculos de RA, mas os vídeos de exemplo que eles têm certamente prometem algo ao longo do que a HoloLens pode fazer. E a propósito, eles angariaram 542 milhões de dólares do Google, etc. Talvez por isso o Google tenha desistido do Glass?
<

main-qimg-3b98a1f43b226c0a7232b7e03c94041d.webp


Há também uma inicialização com um produto chamado Meta que começou como uma campanha Kickstarter em 2013. Eles recentemente levantaram $23M na parte de trás da onda HoloLens.

Da maneira que eu vejo, Realidade Aumentada é um super conjunto de VR. Isso fará ambos Facebook, Google e Apple morderem os lábios e certamente todos eles terão que admitir que o gato do RA está finalmente fora do saco e parece tão legal.

Um resumo super compacto:
Lente>Rift>Glass>Watch

br>Update: Minha resposta chegou à Forbes!
Showdown: As diferenças entre Microsoft HoloLens e Oculus Rift

De Rodolph

Quem são os 5 melhores designers de jogos do planeta? :: Os videojogos são tão válidos de um meio de contar histórias como os filmes e os livros?