O que eu faço quando meu e-mail é encontrado na teia escura?
Quick, tranca as portas e fecha as cortinas. Agarrem as crianças e barricem-se na cave. Tragam comida e água, e não se esqueçam de...
Oh espera... espera - querias dizer que era só o teu endereço de e-mail?
>p>Phew.... ok, relaxa! Você tem uma exposição, mas se for apenas o seu e-mail, os seus problemas são bastante pequenos.Eu explicarei os detalhes num instante, mas primeiro vamos pensar no seu verdadeiro endereço, aquele na frente da sua casa. Qualquer pessoa que passe por lá também pode ver isso, sem segredos lá.
Endereços de e-mail dificilmente são secretos... você dá quando se inscreve num website, quando preenche todo o tipo de formulários corporativos e governamentais e quando se inscreve em programas de fidelização de clientes no seu supermercado ou farmácia. Da mesma forma, com o seu número de telefone, que costumava ser publicado ao lado do seu nome e endereço em listas telefónicas físicas de página branca, e que agora está disponível online.
Com pouco mais do que o seu nome e endereço da lista telefónica, posso pesquisar no Google e tenho uma grande probabilidade de descobrir o seu endereço de e-mail também. É uma coisa muito pública.
Qual é a minha verdadeira exposição?
Isso depende mais de si do que de qualquer outra pessoa - deve desconfiar sempre dos e-mails que chegam de fontes desconhecidas, ou que contêm apelos por dinheiro ou ajuda. Especialmente, não abra anexos de arquivos em e-mails de pessoas que você não conhece e não confia. Não importa se o remetente recebeu seu endereço de e-mail da web escura ou de qualquer outra fonte.
Tudo o que foi dito...
Se tudo o que está na web escura é seu endereço de e-mail, e talvez seu nome, não há problema real. No entanto, se o que foi publicado também incluir o seu número de segurança social ou informações financeiras / bancárias, você pode muito bem ter um problema.
Cuidado com a sua conta bancária e actividade de cartão de crédito (o que, claro, você faz normalmente de qualquer maneira, certo?). E considere contactar as suas instituições financeiras e peça que seja colocada uma segurança adicional nas suas contas. Isto pode ser inconveniente às vezes (as taxas do cartão de crédito declinaram até você falar com um representante ao telefone, etc.), mas bem que se preocupe SE você tiver provas de que informações além do seu endereço de e-mail foram publicadas em qualquer lugar, na web escura ou brilhante.
Uma exceção....
Eu estou interpretando a frase da sua pergunta para significar que foi o seu endereço de e-mail que foi publicado, não o conteúdo real dos seus e-mails. Se eu entendi isso errado e foi o conteúdo das suas mensagens, você foi hackeado e tem um problema potencialmente muito mais sério. Altere imediatamente sua senha, ou talvez considere a possibilidade de obter uma nova conta completamente, talvez com um provedor diferente. Também fique de olho no(s) seu(s) dispositivo(s), alguém pode ter acesso que você não percebe.