Qual é a sua cor favorita e porquê?
Pensei que esta era uma pergunta engraçada para fazer em Quora, engraçada o suficiente para me fazer pensar. Até gostei da forma como estava escrito, "Porque é que a tua cor favorita é laranja?", em vez de "Porque é que o laranja é a tua cor favorita?" Como se fosse especificamente sobre mim (ou quem respondeu).>p>Anyway, não é a minha cor favorita. Mas eu descobri algumas coisas sobre o laranja há muitos anos atrás que o diferenciam de outras cores.Pouco depois de começar o ensino médio eu aprendi que a cada uma de nossas 4 turmas de graduação seria atribuída uma cor para representá-las: ou vermelho, verde, laranja ou azul. A minha turma seria designada a cor dos alunos do ano anterior que partissem. Laranja, minha menos favorita das quatro.
Uma obsessão de toda a escola com uma competição anual entre as turmas que se formam só piorou a situação. Ela durou meses e incluiu uma variedade de esportes, mas também obras de arte e figurinos que cada turma tinha que render em sua paleta monocromática designada. Blech! O laranja é a cor do vómito. Mas quando os jogos começaram, aprendi rapidamente suas virtudes.
Orange é VERSATILE. Adicione preto ao laranja, e você tem castanho. Laranja é a única cor a que você pode adicionar preto e tê-lo lido como uma cor totalmente diferente, mantendo a experiência monocromática. Progredindo do marrom para o laranja mais brilhante você passa das cores mais naturalistas do mundo (com a possível exceção do verde) para uma cor tão artificialmente vibrante quanto qualquer outra tonalidade pode reunir. Adicione um pouco de amarelo e você está de volta à natureza com a cor do sol, mas você ainda pode chamá-lo de laranja. Adicione vermelho suficiente para quase SER vermelho, e você ainda pode chamá-lo e vê-lo como laranja.
Amarelo? Adicione preto ao amarelo e ele parece verde. Você não pode fazer isso - não vai parecer monocromático. Você pode compensar adicionando um pouco de laranja, mas o fato é que você anda uma linha muito fina com amarelo antes que ele comece a parecer verde ou laranja. Ou marrom (onde a linha entre verde e laranja é fina.) Chato.
Verde: não importa o que você acrescente a ele, ele sempre se parece com plantas. Verde escuro, verde claro, verde-amarelado, verde-azul, mesmo o mais brilhante dos verdes evoca o mundo natural. Bonito no jardim, mas num fato ou numa obra de arte, um pouco limitado.
Azul, embora bonito quando apresentado em toda a sua gama, não se pode afastar também, muito longe do azul básico sem se tornar verde ou roxo. Não tão fina como a linha amarelada, mas ainda assim, toda azul o tempo todo, mesmo na sua mais bela aparência geralmente parece água e céu.
Púrpura tem mais alcance que o azul, com roxos azuis e rosados ainda lendo como roxo, uma das regalias de ser uma cor secundária. Mas o roxo é a cor dos loucos. Sempre um pouco marginal, evocando pouco do mundo natural. Papel de parede limitado, alienígena, decorativo.
Red. O vermelho é uma coisa engraçada. Eu estava pronto para besuntar vermelho como se tivesse todos os outros, mas quando comecei a escrever, percebi que a minha sabedoria do liceu sobre o vermelho tinha sido errada. Eu nunca tinha me encarregado do desafio do vermelho no colegial, e depois da formatura a questão monocromática praticamente desbotou a zero. Mas eu tenho muita experiência com o vermelho desde o colegial.
O vermelho abrange uma gama de tons tão ampla quanto o azul. Tem uma gama de tonalidades mais estreita do que o laranja, mas ainda assim consegue procurar um pequeno conjunto de marrons que funcionam para o vermelho monocromático. Como no amarelo, adicionar preto a mais vermelhos arroxeados pode causar um "turno azul" que os empurra para a cor vizinha, neste caso roxo. Como com o amarelo, você pode compensar adicionando laranja.
Tintos quentes evocam o mundo natural tanto quanto marrom, mas de forma diferente, como sangue, como carne. Mais frescos, mais tons magenta são mais artificiais, como os doces. O vermelho-castanho combina com estes tipos muito diferentes de vermelhos para produzir uma paleta mais rica em associações do que o laranja, apesar da sua gama mais estreita de tonalidades reais. O vinho Borgonha, as cerejas marasquino, até o sol pode ser vermelho. O que o tinto tem que a laranja não tem são variações quentes e frias. A laranja é bastante quente por definição.
Vermelho ganha. Eu sei que esta pergunta era para ser sobre laranja. A quem quer que a tenha postado, peço desculpa. Mas obrigado por me ajudar a esclarecer os meus pensamentos sobre o vermelho!
Não sei como postar fotos ou eu postaria algumas das pinturas de Phillip Guston. Qualquer um que queira saber porque é que o vermelho fornece a paleta monocromática mais versátil deve olhar para o seu trabalho verdadeiramente sublime. (Nem tudo é monocromático, mas menino ele fez maravilhas com o vermelho.)
Congratulações, laranja, ao ficar em segundo lugar! ; )