Porque é que um Ford Raptor custa tanto?
Não é raro os modelos de produção especial serem significativamente mais caros do que os modelos standard do mesmo veículo. Isto é verdade quer seja um SS Camaro vs. um Camaro standard, um R/T Challenger vs. um Challenger standard, um Rubicon Wrangler vs. um modelo Sport, um Power Wagon vs. um Ram 2500 ou um Raptor vs. um F-150.Em muitos casos, a despesa extra é justificada pelo uso de motores de alta performance, transmissões para serviço pesado, peças de suspensão especializadas, rodas e pneus, acessórios de carroçaria como fachos e spoilers e interiores de luxo.
Com o Raptor, isto é especialmente verdade. Ele não só utiliza um motor turboalimentado de alto rendimento, mas também utiliza componentes especiais de suspensão e um diferencial traseiro, que ampliam substancialmente a pista das rodas e elevam o chassi.
Para acomodar isso, foram produzidos pára-lamas especiais e laterais de cama, juntamente com rodas leves de alto desempenho.
Todos os elementos combinados produzem um tipo de veículo personalizado de fábrica, que terá um desempenho essencialmente superior ao de outros caminhões no nicho esportivo do deserto, direto da caixa. Esse tipo de engenharia especializada e peças exclusivas não são baratas.
Se você pegasse um F-150 comum e o equipasse como o Raptor, o custo total provavelmente seria muito maior do que o preço do adesivo Raptor. É por isso que o preço é muito mais alto, especialmente dado o mercado limitado e a economia de escala reduzida para as peças de produção Raptor.