Existem VPNs de código aberto gratuitas?
O SW que facilita a criação da VPN é por grandes serviços de código aberto - a maioria dos serviços VPN são executados apenas em soluções FLOSS.
No entanto, você deve entender que VPN não é apenas o SW - ele precisa de uma rede física de máquinas (em todo o mundo) a fim de ter um desempenho suficiente. Veja, o que acontece quando você configura uma VPN é que você faz uma conexão (cifrada) a um servidor remoto, que então se conecta aos recursos (sites) reais da rede em seu nome, escondendo você (seu endereço IP, localização e assim por diante), retransmitir a comunicação para você. Bons e performantes serviços VPN de propósito comum baseiam o seu sucesso na vastidão da sua cobertura de infra-estrutura - sendo assim capazes de aceder a sites em todo o mundo com latência mínima e alta taxa de transferência.
E é isso que você paga - não o SW, mas a infra-estrutura VPN. Isso custa dinheiro, então o serviço não pode estar disponível gratuitamente.
Nota que "gratuito" em FLOSS não significa "gratuito", mas sim "gratuito como em liberdade". Esse é um equívoco comum que as pessoas fazem, causado pelos homônimos em inglês - e é por isso que FLOSS inclui o L (libre).