Qual é a diferença entre USB Tipo A e USB Tipo C?
USB sempre foi definido como um Host/Target bus. Isso significa que um dispositivo no barramento é sempre o que está no controle, e todos os outros dispositivos têm que responder a esse dispositivo de controle.
Então para eliminar algumas das questões de cabeamento que existiam em outras portas externas - lembre-se, USB foi originalmente inventado para substituir as portas serial, paralela, teclado e mouse, todas de baixa velocidade - eles definiram a porta Type-A como a porta Host, a porta Type-B como a porta de destino.
Sempre houve apenas uma porta Type-A... mais ou menos. Para USB 3.0 e USB 3.1, eles enfiaram mais 5 pinos de sinal no conector mecânico existente, assegurando que todas as coisas USB 2.0 continuariam a funcionar, sem sequer saber que estava numa porta USB 3.x.
Para os conectores B, passamos por toda uma confusão de conectores diferentes. O Type-B original era muito grande para muitas coisas, por isso o Mini-B foi introduzido. Por volta dessa altura, o pessoal do USB começou a trabalhar na ideia de permitir que um dispositivo assumisse ou o papel de Host ou de Target, dependendo daquilo a que estava ligado. Havia um conector adicional para isso, o conector Mini AB, e o conector Mini-A que permitiria que um conector Mini-AB assumisse a função de Host quando conectado a um alvo Mini-B, mas se comportasse como um dispositivo Mini-B quando conectado através de um conector Mini-B normal.
Foi decidido que isso seria bobagem, e esses conectores e cabos extras foram depreciados em favor do protocolo "On-the-Go". Nisso, um sinal extra foi adicionado ao conector USB, o que permitiria uma negociação simples e passiva entre as funções de Host e Target. Eles também se deslocaram, sob pressão da indústria móvel, para o conector USB Micro-B mais fino e mais robusto. A maioria dos dispositivos móveis com um conector Micro-B pode usar um cabo "on-the-go" para fornecer o modo Host em uma tomada Type-A normal, como mostrado.
O conector Type-C é, naturalmente, o pedido de desculpas do pessoal do USB por algumas décadas de pequena confusão. Os dispositivos Type-C nativos gancho juntamente com um conector Type-C em ambas as extremidades do cabo e trabalhar as funções Host e Target. Isto, claro, permite que os adaptadores de cabo sejam feitos para forçar qualquer conexão Type-A ou Type-B antiga, se for necessário para enganchar em equipamento antigo.
O conector Type-C, finalmente, não está polarizado. Conecte-o na primeira vez, não na terceira tentativa. Ele faz tic-tac fora de todos os requisitos: é robusto (10.000 ciclos plug/unplug, igual ao Type Micro-B e melhor que todos os outros), é fino, e é flexível. Um truque introduzido no Micro-B, particularmente em telefones e tablets, é um modo alternativo: MHL. A maioria dos telefones com o conector Micro-B pode fornecer vídeo através do link multimídia de alta definição sobre Micro-B. Ideia fixe, mas limitada a isso mesmo. Assim, o Type-C introduziu formalmente qualquer número de modos alternativos, que podem reatribuir ambos os quatro fios USB 3.1, mas um segundo conjunto não utilizado para outras coisas.
E finalmente, o Type-C permite que o fornecimento de energia seja negociado. Sim, ele suporta a especificação de fornecimento de energia para aqueles que querem adicionar isso ao seu dispositivo USB Type-C. Mas também permite, pela primeira vez, a negociação de fornecimento de energia vs. dissipador, independentemente do Host vs. Alvo. Para todo o histórico do USB, o dispositivo Host forneceu a energia, o dispositivo Target a consumiu - exatamente como ela é. Quando eles expandiram o uso do USB, por exemplo como um conector de acoplamento de dispositivo móvel, isto nem sempre fazia sentido. Então isto, também, é fixo em Type-C.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um USB 2.0 e um USB 3.0? As portas USB 2.0 suportarão unidades portáteis USB 3.0 ou pen drives?
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?
- O USB tipo C substituirá o USB tipo A e quanto tempo demorará até que seja o principal?
- O que é mais rápido, USB 3.0 para USB-C ou USB-C para USB-C?