Como controlar e definir o ISO de uma câmera SLR de filme
Agro com o Usuário-9506844891128553813. Aqui's alguns indicadores adicionais específicos para filmes.
Exposição para digital e filme é um pouco diferente. Em câmeras digitais você precisa equilibrar cuidadosamente a imagem para que nem sombras nem destaques estejam fora do alcance dinâmico do sensor. Isso'é fácil de fazer com as funções de visualização e histograma. No filme, especialmente no filme negativo a cores, os destaques não são recortados como no digital. Em vez disso, as madeixas tendem a "rolar". O que o filme faz é aumentar a densidade, mesmo quando está dramaticamente exposto em excesso. Este não é o caso das áreas de sombra. Se as sombras forem subexpostas no filme, elas irão para o preto, assim como em digital. Portanto, se houver algum detalhe importante nas áreas de sombra, você irá expor um pouco mais a foto para garantir que ela seja capturada.
O que isso significa varia de acordo com o assunto da filmagem. Para as pessoas, os fotógrafos fotografariam frequentemente o filme Portra (ISO 160) a ISO 100, assegurando assim que os negros (pense em fotografia de casamento) tivessem algum detalhe preservado. Para os fotógrafos de paisagens, seria tido o cuidado de detectar as áreas de sombra para garantir que os detalhes fossem gravados no filme.
Na fotografia a preto e branco, os tempos de revelação, química, química de impressão/mídia ou tudo pode ser variado para alterar o contraste do filme para ampliar o seu alcance dinâmico. Este processo é um pouco técnico para um fotógrafo casual, mas você pode ler sobre ele no sistema Zone (Ansel Adams) ou Beyond the Zone System (Phil Davis). Estes métodos podem ser aplicados ao filme 35mm; no entanto, existem métodos mais adequados ao filme em folha, uma vez que os métodos de revelação podem ser aplicados de forma diferente a cada folha. A película em rolo é mais limitada porque os mesmos métodos de desenvolvimento têm de ser aplicados ao rolo inteiro e é improvável que as condições para cada filmagem sejam idênticas.
O Canon AE-1 tem um avanço e retracção manual da película de volta para a lata de película. Há um truque que pode usar para mudar o ISO (mudar rolos a meio do rolo) se tiver algum cuidado. Aqui's como...
Let's diz que você's tirou 6 fotos em um rolo de 36 de exposição da película ISO 160. Agora a luz está falhando e você precisa mudar para ISO 400 (ou algo mais). Rebobine cuidadosamente o filme para dentro da lata. Quando sentir o lançamento da película a partir do carretel de recolha. Depois pare e abra a parte de trás para remover o seu filme. O filme ainda vai sobressair da lata para que você possa recarregá-la para filmar o filme restante.
Tire um sharpie (ou tenha uma boa memória) para marcar a lata do filme para que você saiba que você'já filmou 6 tiros no rolo.
Depois de recarregar a lata parcialmente usada, avance-a para além dos 6 tiros que você'já tirou. Para evitar a dupla exposição, faça uma foto extra para além de onde você'já expôs. Para avançar, mantenha a tampa sobre a lente e dispare a preto sobre as áreas expostas.
Mais um ponteiro fora de linha sobre o filme. Tenha cuidado para manter o pó, especialmente o pó arenoso, fora das latas de filme e da parte de trás da câmera. Estes podem riscar a emulsão do seu filme. Isso não'não acontece com frequência, mas se acontecer você ficará infeliz.