Posso usar qualquer transistor para um transmissor FM?
Não, de forma alguma. Há um parâmetro conhecido como produto de ganho de largura de banda que vem com cada transistor (e amplificador operacional). É a freqüência na qual o ganho do dispositivo reduz para um (zero db) - na qual ele é inútil como qualquer tipo de amplificador.Haverá um gráfico de resposta de freqüência em uma folha de especificações completa para um transistor (ou qualquer amplificador destinado ao uso de alta freqüência). O ponto no qual a linha passa por 0 db (ganho de 1) é a frequência que especifica o produto ganho-largura de banda.
Decida que ganho você precisará do dispositivo e encontre esse número (em db) no eixo y. O ponto de intersecção da linha gráfica com esse número é a frequência na qual você pode operar com esse dispositivo e o ganho.
FM geralmente está na banda de 88 a 108 MHz. Tecnicamente, você só precisa de um ganho de 1 (ao redor de todo o loop - chamado "open loop gain" - inclui perdas nos componentes passivos naquela freqüência) para fazer um oscilador funcionar. Portanto, provavelmente é seguro escolher um transistor com um produto de largura de banda de ganho de 300 MHz ou mais. Mas a experimentação produzirá o único número válido.
Para um amplificador de potência (após o oscilador), se você precisar de mais dbm (decibéis referenciados a milliwatts em uma carga de 50 ohm para uso de RF - 600 ohms para áudio), você pode precisar de um produto com maior largura de banda de ganho.
Boa sorte!