Porque é que o Google fez o Android open source?
Há geralmente múltiplas razões por trás de qualquer decisão de negócios. Neste caso, uma das principais razões tem de ser a estratégia competitiva. Tornar o Android livre é uma manobra totalmente defensiva. Ele enfraquece a Apple e a Microsoft como potenciais controladores da atenção do consumidor ao nível da interface -- que é onde vive a publicidade.Em termos de receita, o Google é principalmente uma empresa de mídia (publicidade). Seus maiores concorrentes -- Apple e Microsoft -- não estão no mesmo negócio, mas suas fontes de receita se sobrepõem e são sérias ameaças competitivas. O aumento da computação móvel poderia deixar esses concorrentes afastar o Google.
A resposta estratégica a interesses sobrepostos como este é a comoditização do outro tipo's linha de negócio, mantendo a sua posição como um criador único de valor.
Ao tornar o Android livre, o Google perdeu a chance de criar um novo fluxo de receita móvel importante (vender licenças do Android) -- mas ele's castraram a Microsoft. O modelo de negócio tradicional da MS -- taxas de licença dos fabricantes de dispositivos e quase monopólio em aplicações centrais -- foi tornado inoperante na arena móvel. A notável ascensão da Apple foi cortada, e o iPhone não é mais o rei da nova colina.
Artigos semelhantes
- Devemos usar o Black Duck para digitalizar bibliotecas Open Source e de terceiros que o nosso aplicativo iOS e Android usou?
- Qual é a diferença entre CAF (Code Aurora Forum) e AOSP (Android Open Source Project)?
- Qual é o melhor vpn open source?
- Onde posso arranjar um swag open source grátis, como t-shirts e autocolantes?