Por que o símbolo '#' foi chamado de sinal numérico, sinal de libra, e agora 'hashtag'?
Americanos: culpem os ingleses.
Inglês: culpe os americanos.
The 'pound' sign:
Nos dias dos teletipos/teleprinters/telex machines, os teclados britânicos usavam a mesma posição para o sinal £ (moeda libra) que os teclados americanos usavam para o # (hash) e, crucialmente, o mesmo código de caracteres Baudot de 5 bits era renderizado de forma diferente por máquinas nos dois países.
Nota os 'H' tecla em ambos (as imagens são zoomable):
British Keyboard
US Keyboard
Para que os símbolos da moeda não sejam confundidos -- e ocorram grandes mal-entendidos financeiros -- o símbolo correspondente com ' £ ' nas máquinas americanas não era o dólar, mas #, o símbolo octothorpe/hash/'pound' sign -- veja como o nome surgiu?
Americanos tiveram que reinterpretar # como 'pound' (moeda).
Similiarmente, os britânicos tiveram de reinterpretar um ' £ ' em lugares estranhos; tinha sido enviado por americanos como ' # '.
Os britânicos não usavam ' # ' para ' para ' número' ou libra (peso), eles usavam ' № ' e ' lb ' respectivamente, o que parece muito mais sensato se você me perguntar -- e muito mais amigável ao teclado.
Mais: Wikipédia: Teleprinter.
Isso foi no século XX, a era electromecânica.
O hash:
It's uma corrupção de 'hatch' e 'hatching' também 'cross-hatch': uma série de linhas paralelas cruzando outras. Uma técnica de sombreamento utilizada pelos ilustradores na gravação de imagens, geralmente em placas metálicas. Hatch é do francês hache, hacher, pronunciado 'ash, 'ash-eh , e it's relacionado com hatchet.
E, em resposta à sua pergunta final (em detalhes): Você é bem-vindo a chamar a coisa de sinal de número, e iniciar um movimento para restaurar a sua dignidade despedaçada. Oficialmente, também pode ser referido como um 'octothorpe'.
Its origem, no entanto, reside no ilustrador's arte como um hatch, hoje em dia um hash.
Image: gravação - Wiktionary (Murer, de Meyer; 1675)
Wikipédia: Hatching
Cross-hatching como uma técnica de gravura leva a história deste glifo de volta aos 1200s.
>p>Antiquidade: o sinal de númeroAgora nós're off into the days of yore; antes que as pessoas pudessem escrever, talvez.
Again it seems to be a case of convergent squiggles; an abreviatura being simplified and confused.
Wikipedia tries to tell me that this printer's mark...
℔
...derivates from a series of abbreviations for pound, (originally the Roman/Italian libbra -- uma unidade de peso). No início foi usada a letra "lb."; no entanto, impressoras mais tarde desenharam uma fonte contendo um símbolo especial de uma "lb" com uma linha através dos verticais para que a letra minúscula "l" não fosse confundida com o numeral "1". Unicode caractere U+2114
...e que de alguma forma essa marca seria corrompida e confundida com 'número'. Naah.
Pessoalmente, eu acho que -- em algum lugar ao longo da linha -- o muito, muito antigo 'five-barred gate' forma de notação de contagem...
...foi simplificado e reutilizado para representar o conceito abstrato de número, mais provavelmente na origem 'count'.
>Assim, após coçar uma marca para cada ovelha passando por um portão( /, //, //,) o pastor contaria sua contagem em um total, por exemplo, #51.
que facilmente se tornaria 'number'. Wikipedia: Tally marks
A era digital: a hashtag
Twitter co-optou o hash (e a libra, e o sinal de tally mark/number) para usar como um indicador distintivo, pesquisável marcando palavras-chave e oportunidades de indexação em seu serviço de microblogging.
A marca hash é pré-pendida para palavras que os usuários do Twitter desejam fazer 'special', e pesquisável, portanto pesquisável, como uma espécie de tag. Nós, sendo humanos, mascaramos tudo junto e fizemos uma única palavra nova: #hashtag.
So; Quatro tecnologias, quatro épocas, quatro nomes, uma marca.
(Em outro lugar nesta página, Katie Chan faz um argumento justo a favor de 'lb'.)