Devo comprar o pacote Standard da Netflix ou o pacote Premium?
Isso depende do que estes pacotes contêm, que mais uma vez pode depender do país onde você mora.
Netflix Dinamarca oferece apenas streaming, sem aluguel de discos físicos, e tem três pacotes que os clientes podem escolher. Todos os três pacotes dão acesso à mesma biblioteca de streaming, exactamente o mesmo conteúdo de filmes, programas de TV e documentários. A diferença está na qualidade máxima de vídeo que se pode obter e em quantos dispositivos se pode transmitir simultaneamente. Essa é a única diferença. Você não pode pagar mais para ter acesso a mais conteúdo.
O pacote mais barato limita-o a SD, Definição Padrão, 480 pixels de altura, e usando um dispositivo de cada vez, por exemplo, uma TV ou um smartphone ou um tablet. Você pode usar o Netflix em vários dispositivos, mas não pode transmitir simultaneamente. Não sei se você pode procurar conteúdo em vários dispositivos de uma só vez.
480 pixels de altura, qualidade SD, é bastante baixa. Pode fazer sentido se você assistir principalmente programas de TV antigos, como os anos 60 ou 80 ou coisas dos anos 90, já que estes eram freqüentemente gravados em vídeo, ao contrário do filme, e por isso não pode se beneficiar muito de uma resolução mais alta. No entanto, a Netflix Dinamarca tem muito poucos, se é que tem algum, desses programas de TV. Ela negligencia fortemente os clássicos, mesmo que estes sejam de baixa duração, permitindo que a Netflix adquira enormes quantidades de conteúdo muito barato, incluindo programas sobre os quais muitos são nostálgicos e podem querer assistir novamente ou mesmo querer compartilhar com pessoas mais jovens.
O pacote médio limita você a dois dispositivos e resolução de 1080p, ou seja, full HD, Alta Definição. Isso é bom o suficiente para a maioria das pessoas. Somente em casos incomuns, incluindo a necessidade de estar muito perto da tela, você pode dizer a diferença entre full HD e 4k de qualquer maneira, e muitas casas podem se contentar com dois streams simultâneos. Então esse é o que eu recomendaria.
O grande pacote limita você a quatro dispositivos simultâneos e lhe dá 4k, mas antes de tudo, você tem um dispositivo que pode exibir 4k? Se sim, esse é o que você usa a maior parte do tempo? Eu tenho um tablet 12.9″, mas uso frequentemente o meu telefone 4.7″ mesmo quando estou em casa, para fazer streaming do YouTube. Mas não o Netflix. Mas novamente, a sua quilometragem pode variar neste departamento.
Segundo, mesmo que o seu dispositivo de escolha possa mostrar 4k, você pode realmente distinguir entre 4k e 1080p?
Terceiro, você tem a largura de banda para suportar um stream 4k? Eu moro na Dinamarca, então sim, eu tenho, mas alguns países têm uma infra-estrutura mais pobre. Pior ainda se você tiver algo como uma situação de casa de grupo, com uma esposa e múltiplos parasitas bípedes caseiros. Você pode suportar até 4 fluxos 4k simultâneos, no caso de todos quererem assistir algo diferente em rez?
480p parece ruim. Eu consigo distinguir facilmente entre 480p e superiores. É como se houvesse este "shift", de uma imagem difusa para uma imagem clara, muitas vezes cerca de 10 segundos para um stream da Netflix, YouTube, etc. Essa é uma razão para não saltar a introdução.
(Posso dizer a diferença entre 720p e 1080p, no entanto? Talvez? Muitas vezes eu não me importo. Eu tendo a gostar da idéia de assistir coisas tecno-fetichistas, como muitos filmes de ficção científica, em 1080p, para que eu possa absorver mais dos detalhes legais. Mas é provável que eu note mais vezes se houver uma atriz bonita na tela e ela estiver mais desfocada do que o que se adequaria às minhas preferências. Na maioria das vezes, minha atitude é que 1080p é bom de se ter, mas o que eu insisto é 720p, porque estamos na porra do século 21!)
4k é uma besteira superestimada, no entanto. Uma coisa que você pode querer, se não agora, então em 2-3 anos, é HDR, High Dynamic Range, para conseguir cores melhores. Em teoria o HDR é diferente do 4k, mas na prática pode ser difícil ou impossível encontrar 1080p que também é HDR.
O mesmo que acima, no entanto, você tem um dispositivo - agora - que pode mostrar o HDR? E ele pode mostrá-lo bem? Porque ao contrário das compras de hardware, onde você fica preso com eles nos próximos 18-60 meses, porque se você acabou de comprar algo, então você se sente todo tipo de estúpido se você comprar um dispositivo de atualização muito cedo, é muito fácil mudar sua assinatura Netflix, atualizá-lo, baixá-lo ou cancelá-lo e depois renová-lo mais tarde.
Então comece com o que lhe dá 1080p em tantos dispositivos simultâneos quantos você realmente precisa. Então veja como isso funciona por alguns meses, e decida se você quer fazer upgrade, ou downgrade, ou cancelar para tentar outro serviço de streaming. Porque o Netflix não é o único que existe.
(Embora, mais uma vez, dependa muito do país em que vive, e mesmo que o mesmo serviço de streaming esteja disponível em vários países, pode ter bibliotecas de conteúdo diferentes em cada um deles.)