Com que frequência é possível a ocorrência de eclipses solares?
Os eclipses solares não acontecem todos os meses porque a órbita da Lua' a órbita da Lua é ligeiramente inclinada (cerca de 5 graus) e por isso a maior parte do tempo parece passar a norte ou sul do Sol. Pelo menos duas e até cinco vezes por ano, entretanto a Lua passará diretamente entre o Sol e a Terra e causará um eclipse solar.No entanto, um eclipse solar nunca pode ser visto em qualquer lugar da Terra ao mesmo tempo. A Lua é muito pequena para eclipsar o Sol em todos os lugares. Um eclipse total acontece apenas em uma "banda" muito estreita e todos os outros verão um eclipse parcial ou podem até ver a Lua passar bem ao lado do Sol sem mesmo um eclipse parcial.
Mas a Lua nem sempre está a mesma distância da Terra quando ela passa pelo eclíptico do Sol. A maioria das passagens acontece quando ela está tão distante que seu tamanho aparente é menor do que o do Sol e ela não pode obscurecer completamente a fotosfera. Em média os eclipses totais acontecem a cada 18 meses.
Por causa das forças da maré a Lua se afasta lentamente da Terra. Em aproximadamente 1,8 bilhões de anos, estará tão distante que os eclipses totais nunca mais acontecerão.
Artigos semelhantes
- Ainda é possível apanhar queimaduras solares mesmo usando protector solar?
- Com que frequência você deve descongelar um refrigerador? Com que frequência?
- Com que frequência você deve carregar o seu iPhone? É melhor que carregue com frequência ou durante a noite?
- O que se passa com uma frequência de 432 Hz? Aparentemente, ouvir música nesta frequência é benéfico para a saúde.