Os Chromebooks podem apanhar vírus?
A2A.
P>Pode um Chromebook apanhar vírus? Não. Hoje não.
Segundo o meu (possivelmente com falhas) entendimento... Todos os vírus conhecidos são criados para explorar vulnerabilidades nos sistemas operacionais. Eles são executáveis, ou requerem algum tipo de executável para abri-los ou "executá-los", a fim de infectar qualquer coisa, ou se propagar.
O sistema operacional Chrome não pode executar ou instalar programas executáveis. Portanto, não há vírus conhecidos que possam infectar o SO Chrome - até agora. Alguém pode prever o futuro? Também no.
Jeff Nelson diz que é teoricamente possível para um Chromebook obter um vírus. Há uma disputa para a alegação de Jeff de inventar o Chromebook, The secret origins of Google's Chrome OS | ZDNet. Mas independentemente disso, considerando que ele é indiscutivelmente um Xoogler, um que estava por perto e envolvido antes do "nascimento" do ChomeOS, e que seu conhecimento de codificação excede o meu em cerca de 50.000%... Acredito nele.
P>Posto isto, fiz uma leitura bastante extensa sobre o SO Chrome e as várias maneiras como ele é blindado. Parece bastante improvável que alguma vez haja um "vírus" para ele, como tal. Pode haver alguma outra maneira inteiramente nova inventada para comprometê-lo, certamente. Mas não será um "vírus", ou não de acordo com as definições que li.
Atualmente, houve algumas extensões do Chrome escritas que certamente se qualificariam como malware. Dito isto, em um dispositivo Chrome, tudo o que você normalmente precisa fazer se você conseguir instalar algo feio é reiniciar. Poof! desapareceu. Se por um longo acaso isso não corrigir, faça um Powerwash. Agora você tem um dispositivo padrão de fábrica. Clean.
Não sou especialista, nem sequer um codificador. Apenas um velho peido que ajuda as pessoas a resolver problemas técnicos. Mas tal como é, é o que eu entendo.