Qual é a diferença entre o concreto maciço e o concreto armado?
Desculpe dizer, mas a maioria das respostas aqui fornecidas são tecnicamente incorrectas. O concreto em massa é definido pelo ACI 116R como:
"qualquer volume de concreto com dimensões suficientemente grandes para exigir que sejam tomadas medidas para lidar com a geração de calor a partir da hidratação do cimento e consequente mudança de volume para minimizar fissuras"
e o concreto armado é definido pelo ACI 116R como:
"concreto estrutural armado com não menos que a quantidade mínima de tendões de pré-esforço ou armadura não pré-esforçada como especificado pelo ACI 318"
Concreto é basicamente um bom isolante. Não permite que o calor passe facilmente através dele. A hidratação do cimento é uma reação exotérmica. Quando as dimensões do betão são suficientemente grandes, o calor gerado durante a hidratação do cimento aumenta a temperatura do núcleo do betão, enquanto que a temperatura superficial do betão em contacto com a atmosfera arrefece devido à perda de calor para o ambiente (dependendo das condições ambientais).
Esta diferença de temperatura entre o núcleo do betão e a sua superfície provoca tensões de tracção na superfície do betão (à medida que o núcleo se expande devido ao aumento da temperatura) que quando excedem a capacidade de tensão de tracção do betão provocam a sua fissuração. Tais fissuras são normalmente chamadas fissuras térmicas. As fissuras térmicas dependem principalmente do teor de cimento (por metro cúbico de concreto), do volume de vazamento (dimensões do concreto a ser fundido monolíticamente), da temperatura de colocação do concreto e das condições ambientais.
O betão maciço é normalmente colocado em barragens, fundações de pontes, pilares de pontes, alicerces, estacas, paredes espessas e revestimentos de túneis. O betão maciço pode ou não ser reforçado, dependendo da finalidade da estrutura. A maior parte do concreto em massa é geralmente colocada em barragens gravitacionais que não necessitam de reforços, mas mesmo nessas barragens gravitacionais, pilares para portões e calhas de vertedouro são também concreto em massa fortemente armado.
A contração volumétrica é outro fenômeno que pode causar rachaduras no concreto em massa devido a mudanças térmicas, retração autógena ou de secagem.
As medidas que são tomadas para reduzir as fissuras no concreto maciço são: limitando o conteúdo de cimento (seja substituindo o cimento por escória/ cinzas voláteis ou aumentando o tamanho dos agregados grosseiros), limitando a temperatura de colocação, o sistema de resfriamento, limitando o tamanho do vazamento e os arranjos apropriados de cura.
p>Referências:- ACI 116R: http://dl.mycivil.ir/dozanani/ACI/ACI%20116R-00%20Cement%20and%20Concrete%20Terminology_MyCivil.ir.pdf>Li>Evaluating Cracking in Concrete: Procedimentos
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre lajes de concreto armado de vão simples e de vários vãos?
- Como foi o exército dos mortos tão maciço? Havia mesmo assim tantos selvagens?
- No programa de TV O Fugitivo, alguma vez foi revelado porque é que o Homem Armado matou a mulher do Kimble?
- Qual é a relação entre a queda e a força no concreto?