Qual é a relação entre a queda e a força no concreto?
Força do concreto é função principalmente do conteúdo de cimento da mistura e sua relação água cimento. Na razão água-cimento de 0,38, ocorre a hidratação completa do cimento. E, deve entregar o betão na sua resistência óptima e no seu peso unitário. Como regra geral, cada 1% de aumento na quantidade de água adicionada, reduz a resistência do concreto em 5%. Se a queda fosse apenas o produto da razão água cimento, poderia falar da sua relação com a resistência do betão.
No entanto, não é. E, suponho que não se pode estabelecer uma relação sensata entre a queda do betão e a sua resistência. A queda é função de: 1. O conteúdo, química e física dos materiais; 2. classificação e teor de humidade dos ingredientes; 3. teor de ar; 4. tempo desde a dosagem; 4. temperatura do betão; 5. aditivos como plastificantes. Uma hora de tempo decorrido desde que o betão pode cair por si só em 50%.
Dado esta grande variabilidade de factores contributivos que afectam a queda do betão, não é provável que as leituras consistentes da queda possam ser obtidas mesmo a partir do mesmo lote de betão. Embora as forças do concreto possam ser comparáveis.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o concreto maciço e o concreto armado?
- Porque é que a força magnética é apenas uma força deflectora?
- Se a natureza é uma força positiva sobre o universo, a inteligência é uma força negativa? O que implicaria uma resposta?
- Qual é a diferença entre lajes de concreto armado de vão simples e de vários vãos?