Porque é que a força magnética é apenas uma força deflectora?
Isso pode fornecer alguma visão sem realmente responder.
Ao mudar seu quadro de referência, uma força magnética pode ser vista como uma força elétrica.
Considerar dois fios ao lado um do outro transportando correntes na mesma direção, As cargas em movimento em um fio criam um campo magnético que exerce uma força de deflexão sobre as cargas em movimento no outro fio, o que empurra os dois fios para fora,
Mude agora seu quadro de referência para ser um em que você está se movendo na mesma velocidade que as cargas. Nessa perspectiva, as cargas são estacionárias e não há campo magnético. Contudo, os fios podem agora ser vistos como duas linhas de cargas estacionárias repelindo-se mutuamente devido a forças eléctricas.
As duas visões da mesma situação física não podem fornecer resultados contraditórios, portanto, para que as duas visões sejam consistentes, os campos magnéticos devem exercer forças de deflexão sobre as cargas em movimento.
Dificilmente uma prova, mas pode fornecer alguma intuição entre a relação entre as forças eléctricas e magnéticas e como são os mesmos fenómenos apenas vistos a partir de diferentes quadros de referência.
Artigos semelhantes
- Quanto custa uma ressonância magnética com o seguro Blue Cross Blue Shield?
- Se a natureza é uma força positiva sobre o universo, a inteligência é uma força negativa? O que implicaria uma resposta?
- A bússola do telefone inteligente corrige a declinação magnética?
- Porque é que a força especial usa um capacete diferente da média dos homens de infantaria?