Como funciona a remarketing de títulos?
O tipo de obrigação mais comum que envolve remarketing é uma nota de procura de taxa variável (VRDN). Quando uma VRDN é emitida, o emitente contrata com um corretor de títulos para servir como agente de remarketing enquanto as obrigações estiverem em circulação. O agente de remarketing é normalmente a mesma firma que subscreve as obrigações.
A VRDN é uma obrigação em que a taxa de juro paga pelo emitente é periodicamente reiniciada, muitas vezes semanalmente. Em cada data de reinicialização, os investidores têm a opção de vender as suas obrigações ao mercado. O agente de remarketing trata do processo de reset e revenda.
Em cada data de reset, o agente de remarketing recebe avisos dos investidores que desejam vender seus títulos. O agente de remarketing então pesquisa o mercado para determinar uma taxa na qual todos os títulos que estão sendo colocados à venda podem ser vendidos a outros investidores. Isso se torna a taxa de reset, a taxa de juros que o emissor paga sobre os títulos até a próxima data de reset.
Se o agente de remarketing não conseguir encontrar compradores suficientes dos títulos para preencher todas as ordens de venda, eles têm duas opções. Eles próprios podem comprar os títulos e mantê-los até encontrarem compradores. Em condições normais, esta é uma prática comum. Alternativamente, cada VRDN tem uma facilidade de liquidez de reserva. Esta é normalmente uma carta de crédito (LOC) fornecida por um banco. O banco LOC serve como comprador de último recurso se não houver compradores para todos os investidores que queiram vender na data de reset.
Não é comum que os títulos sejam colocados no banco LOC sob qualquer outra coisa que não sejam as condições de mercado estressadas. Quando o banco LOC possui VRDNs sob o LOC, os VRDNs são conhecidos como "obrigações bancárias". Tipicamente, quando os VRDNs se tornam obrigações bancárias, as provisões de penalização e aceleração entram em vigor. O banco LOC normalmente exige que os emissores paguem uma "taxa de penalização" sobre os títulos bancários, desde que eles sejam de propriedade do banco LOC. Além disso, os emitentes são normalmente obrigados a pagar os títulos inteiramente dentro de algum período - digamos, seis meses - depois de se tornarem títulos bancários.