Por que as portas USB são retangulares e não triangulares?
O inventor do USB abordou isso em uma entrevista. As portas USB são necessárias para trabalhar com inserção cega (como atrás de um PC). Algumas das portas que substituíram eram redondas (PS/2) e difíceis de alinhar cegamente. A forma retangular resolveu isso, com apenas duas formas de orientação e apenas uma que se encaixava. Um triângulo teria 3 formas de encaixar, apenas uma que funcionava. Não é uma melhoria.
A questão mais importante é porque é que importava para que lado o virasse? Por que não permitir que ele se conecte de qualquer maneira? O problema lá se reduziu ao custo. O problema foi resolvido com o conector reversível USB-C, mas requer electrónica adicional que não era economicamente viável na génese do conector USB.
Eu escrevi mais sobre este tópico em Phillip Remaker's answer to Why is the USB plug so stupidly designed that it seems like it can go both way?
EDIT: Depois de ler os comentários, esta pergunta deve ser colocada como, "porque é que o conector USB-A não está "chaveado" por forma a encorajar a inserção correcta? Eu posso argumentar que o conector lateral "periférico" ("B") faz precisamente isso, nas formas normal, mini, E micro. O conector "A" foi provavelmente limitado pela altura para fixar os slots do PC e para ser empilhado nos cabeçalhos da placa-mãe, e compensar a parte interna do conector A foi provavelmente mais barato do que fabricar as portas "A" empilhadas como chaveadas pela forma.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um USB 2.0 e um USB 3.0? As portas USB 2.0 suportarão unidades portáteis USB 3.0 ou pen drives?
- Os dispositivos USB 2.0 podem funcionar com portas USB 3.0? Os cabos USB 2.0 e 3.0 são intercambiáveis?
- Num powerbank móvel, nota-se que tem duas portas e fornece duas saídas diferentes 5v/1A e 5v/2.1A? Será que a saída em duas portas será a mesma?
- As portas USB C do meu laptop podem conectar meus fones de ouvido com uma entrada USB C?