O Facebook ainda está codificado em PHP?
sim e não. O Facebook foi inicialmente codificado em PHP puro, baunilha, mas ao longo dos anos, o gigante das redes sociais precisou de mais capacidades para suportar a sua crescente base de usuários, que desde então já ultrapassou a marca dos 2 bilhões. E assim, a FB desenvolveu sua própria linguagem de programação proprietária baseada em PHP, que eles chamaram de Hack.
Per Wikipedia:
"Hack é uma linguagem de programação para a Máquina Virtual HipHop (HHVM), criada pelo Facebook como um dialeto do PHP. A implementação da linguagem é open-source, licenciada sob a licença MIT ...
Hack é projetada para interoperar perfeitamente com o PHP, que é uma linguagem de script open-source amplamente utilizada que tem um foco no desenvolvimento web e pode ser embutida em HTML. A maioria dos scripts PHP válidos também são válidos no Hack; no entanto, numerosos recursos e construções de linguagem PHP menos utilizados não são suportados no Hack"
Apesar desta capa de livro, meu entendimento é que o Hack nem mesmo é uma linguagem que você pode facilmente sair e aprender por conta própria. Udemy, o império de treinamento online - que tem cursos sobre praticamente tudo - retorna zero resultados de pesquisa para HHVM. E embora existam todos os tipos de cursos de Hacking Ético, etc, não há nada no Udemy para a linguagem de programação Hack.
O treinamento de Hack realmente bom aguarda aqueles engenheiros que são contratados pelo Facebook.