A Oracle vai cobrar por Java a partir de 2019?
Para OracleJDK 11, eles vão exigir uma licença paga para desenvolvedores que distribuem bytecodes Java (não há mais JRE, exceto no bind time... os aplicativos sairão como módulos, incluindo aqueles que estiveram no JRE).
Para OpenJDK 11... que será executado em Linux, macOS e Windows... não haverá taxa de licenciamento da Oracle e tudo estará disponível sob a GPL. [Pergunto-me se o Linux em arquiteturas diferentes do X64 será suportado pelo OpenJDK.]
Você só pode usar o OracleJDK 11 sem licença para "desenvolvimento, teste, prototipagem ou demonstração". Se você não é um licenciado OracleJDK 11 e quer distribuir um programa "Olá, mundo" como um binário, seu bytecode precisa ser compilado com OpenJDK 11 (ou um dos JDK pré-11 Oracle).
OracleJDK 11 decompôs todo o JDK, incluindo o que era o JRE, em módulos. Ao invés de distribuir um JRE, eles dependem do desenvolvedor para criar arquivos JAM (o equivalente dos arquivos JAR em módulos) e usar a ferramenta jlink para combinar arquivos JAM, arquivos JAR e módulos que vivem na casa Java (do JDK) em um executável autônomo... então um executável inclui o JVM com o qual ele roda (há utilitários de correção para instalar segurança, etc correções nos módulos do sistema dentro das aplicações). As empresas têm distribuído uma home Java com seus produtos por algum tempo e apontando para ela... isso só formaliza em algo como o pacote de aplicativos do MacOS.
Como fez no OpenJDK 9 e OpenJDK 10, o OpenJDK 11 tem uma declaração de intenção de remover o JRE... algum dia. Então, quando um desenvolvedor cria módulos, eles não podem colocá-los em arquivos JAM... isso também ainda não foi feito... os módulos em forma de diretório devem estar no caminho do módulo (assim como arquivos de classe Java em forma de diretório podem estar no caminho da classe) e eles irão procurar uns aos outros e tudo irá procurar pelo JRE. Então, usuários de módulos OpenJDK 11 terão que instalar um JRE afinal ou enviar um com seu produto e apontar para ele.
RedHat está indo tudo no OpenJDK 11, planejando uma distribuição autorizada e GPL'ed RedHat com suporte voltado para clientes corporativos. Será uma distribuição paga nos mesmos termos que a RHEL (se você não precisa de suporte, você não precisa pagar). Eu assumiria que cada licença da RHEL incluiria uma licença do RedHat OpenJDK.
JDK 11: Release Candidate Update e OpenJDK JDK 11 LTS - DZone Java
Oracle Java SE Support Roadmap
Artigos semelhantes
- Esqueci-me de cobrar a minha mesa ASUS e agora está morta e já não posso cobrar mais. O que fazer?
- Como resolver a mensagem 'Status: Falha -Teste falhou: Erro IO: O Adaptador de Rede não conseguiu estabelecer a conexão' do Oracle 12
- Qual é o futuro dos desenvolvedores Oracle PL/SQL?
- O que devo fazer para resolver o erro de instalação do Oracle 'SID já existe'?