Qual é o principal objetivo de uma revisão Sprint no CSM?
O propósito da revisão da Sprint é conseguir um acordo sobre doação, ou seja, um acordo entre o Proprietário do Produto e a Equipe de Desenvolvimento Scrum. A equipe inicia um sprint assumindo um compromisso com o Proprietário do Produto. Por exemplo, eles podem dizer "Ok Proprietário do Produto, nós podemos nos comprometer com as suas 5 principais histórias de usuários". Em seguida, eles usam o sprint para completar essas histórias. Na revisão, a equipe diz "Nós achamos que essas histórias estão prontas". O trabalho do Proprietário do Produto é decidir se ele/ela concorda com essa avaliação.
Algumas pessoas gostam de chamar a Revisão do Sprint de "demo". Tudo bem se você quiser usar essa terminologia, mas tenha cuidado. Se a equipe pensa que a avaliação é apenas um show-and-tell, eles frequentemente fazem perguntas vagas ao proprietário do produto, como "Aqui está o que nós construímos - você gosta?"
"Você gosta?" não é uma pergunta para o Sprint Review.
Em vez disso, a equipe deve percorrer cada história de usuário comprometido, lê-la em voz alta, ler os critérios de aceitação e então mostrar ao proprietário do produto onde, no produto, cada um desses critérios de aceitação foram cumpridos. Então, ao invés de "Do you like it?" eles perguntam ao Proprietário do Produto:
"Do you accept this as done?"
A razão para isso é que a história agora vai mudar de estado. Se for aceite, é adicionada ao produto final. Se for rejeitada, volta para o Product Backlog e é repriorizada para futuros sprints.
Estes são os únicos dois estados em que uma história pode estar ao final da revisão: aceita ou rejeitada. Usar declarações suavizantes como "histórias de roll-over" só constrói maus hábitos nas equipes porque elas não têm que enfrentar o fato de que acharam que entenderam o compromisso e não entenderam.
Quando as histórias são rejeitadas não significa que sua equipe seja ruim. Significa que eles perderam algo. Discuta estas histórias em Retrospectiva. Uma grande pergunta retro para histórias rejeitadas é "Sabendo o que sabemos agora, o que poderíamos ter feito para criar um resultado diferente". Desta forma, a equipe ficará cada vez melhor em fazer compromissos precisos.
PS - sem ofensa para a pessoa que também respondeu a isso, mas, embora seja um documento de referência importante, ler The Scrum Guide é como comer torradas brancas secas :)
Artigos semelhantes
- Scrum: O PO deve aceitar um sprint na reunião de revisão do Sprint? Se não, qual é a melhor prática?
- Se um telefone vem com uma bandeira de obrigação financeira da Sprint, esse telefone pode ser ativado em uma conta Sprint diferente?
- Agora que a T-Mobile é dona da Sprint, eles irão converter o sistema Sprint para GSM ou operar tanto o GSM como o CDMA para sempre?
- Qual é o meio de comunicação mais objetivo?