Porque é que imagens digitais do mesmo tamanho (largura x altura em pixels) têm tamanhos diferentes (megabytes)?
Se forem imagens comprimidas com perdas (por exemplo, jpeg), o codec de compressão determinou que elas contenham diferentes quantidades de detalhes que vale a pena armazenar. Poderia ser porque as imagens eram diferentes originalmente (uma continha muitas linhas de alto contraste e nítidas que o codec assumiu como sendo todas importantes, enquanto a outra continha áreas aparentemente mais monocromáticas que não seriam armazenadas com tais detalhes, porque as pessoas prestariam mais atenção aos detalhes nítidos). Se originalmente for exatamente o mesmo objeto, os codecs podem ter tido regras diferentes para avaliar a importância dos detalhes. Além disso, muitas vezes há variação no quão agressivamente os codecs foram definidos para comprimir as imagens - por exemplo, entre dispositivos que têm quantidades diferentes de armazenamento para as imagens.
Se são imagens comprimidas sem perdas (por exemplo, png), pode ser por causa das mesmas razões que as imagens comprimidas com perdas, exceto que nenhuma perda em detalhes é permitida. Portanto, nenhum detalhe é jogado fora, não importa o quão insignificante pareça. Em vez disso, os codecs têm diferentes conjuntos de regras em quanto esforço é suposto ser usado para cada imagem. Se for permitido gastar mais poder de computação, os mesmos detalhes podem ser armazenados de forma mais eficiente - até um nível. A diferença também pode ser causada pelas imagens terem diferentes quantidades de detalhes - cada detalhe é algo mais que ocupará algum espaço.
Artigos semelhantes
- Porque se chamam "megabytes" quando não são muito megabytes?
- Os capacetes de tamanhos diferentes (mesmo modelo) usam viseiras diferentes?
- Eu sou novo na arte digital. O que é DPI? A que valor devo defini-lo? Posso mudá-lo depois (a tela é um quadrado e tem 4.000 pixels de largura)?
- Ao escrever medidas, você usa comprimento por largura, ou largura por comprimento?