Que tipo de aplicações não devemos ter no nosso Smartphone?
1. Antivírus
Aplicações antivírus parecem ser as preferidas de todos. Assim que tivermos um novo telefone, a maioria de nós instala primeiro um aplicativo antivírus. Se você tem o hábito de baixar e instalar arquivos APK de terceiros, você precisa de um aplicativo antivírus. Alguns arquivos APK podem conter software malicioso (malware) que pode comprometer a segurança do seu telefone e, portanto, a necessidade de um antivírus. No entanto, a maioria dos aplicativos antivírus não são capazes de remover os arquivos maliciosos. Ele só o pode avisar. O antivírus continua a enviar avisos regulares, corre em segundo plano e consome bateria e espaço.
Lembra-te de que o Google verifica os aplicativos e a Play Store detecta a presença de malware no aplicativo. Portanto, se você baixar aplicativos apenas da Play Store, não deve se preocupar com malware. Além disso, você não deve visitar sites inescrupulosos, pois tais sites enganam você na instalação de arquivos APK que você não pretende instalar.
Se você usar seu telefone com cuidado, você não precisará realmente de um aplicativo Antivírus.
2. Aplicativos que salvam bateria
Aplicativos que salvam bateria fazem tudo, exceto salvar bateria! Todos nós sabemos que para economizar energia da bateria, você tem que parar de usar aplicativos que drenam energia ou controlar o Android. Para controlar o SO, você precisa de ter um dispositivo enraizado. Sem acesso root, aplicações de bateria não podem fazer nada para poupar energia.
Em vez de instalar uma aplicação de poupança de bateria, pode controlar manualmente a bateria.
3. RAM Savers
As aplicações de poupança de RAM para correr em segundo plano, consumir a RAM e energia mesmo quando o dispositivo não está a ser utilizado. Você pode parar os aplicativos em segundo plano para aumentar a memória. Mesmo se você fechar esses aplicativos de economia de memória RAM, eles tendem a reiniciar em breve. O SO Android gerencia o uso da RAM de forma eficiente. Portanto, você não precisa de um aplicativo salvador de RAM de terceiros.
4. Bloatware
Fabricantes e operadoras carregam telefones Android com seus próprios aplicativos. Se você não usar esses aplicativos, eles desorganizam seu sistema e drenam a bateria em segundo plano. Você quase não tem escolha quando se trata de remover bloatware do seu sistema. Desinstalar os aplicativos pré-instalados pode resultar em problemas de desempenho ou instabilidade e, em alguns casos, pode bloquear o seu telefone de receber atualizações. Portanto, é recomendável desativar ou forçar a parada desses aplicativos. Como alternativa, você pode desativar o aplicativo seguido por Force Stop e, em seguida, clicar no botão Limpar dados. Desativar um aplicativo o remove da gaveta do aplicativo e impede que ele inicie automaticamente em segundo plano. Você pode ativar o aplicativo como e quando precisar usá-lo ou se você tiver um problema no funcionamento do seu telefone.
5. Navegadores padrão
Dependente dos fabricantes e das operadoras, certos dispositivos Android podem incluir navegadores web feitos sob medida. É, portanto, aconselhável desinstalar os navegadores padrão e instalar os mais confiáveis disponíveis na Play Store para uma experiência suave para o usuário. Muitas vezes as pessoas instalam navegadores como o Chrome a partir da Play Store, mas não desinstalam o navegador que veio com o telefone.
Artigos semelhantes
- Como é que reproduzimos um podcast no nosso iPhone no nosso carro?
- Com que frequência devemos mudar a fonte de alimentação do nosso PC?
- Por que devemos enraizar o nosso telefone Android?
- Devemos usar o Black Duck para digitalizar bibliotecas Open Source e de terceiros que o nosso aplicativo iOS e Android usou?