Qual é o significado do "Do caos, vem a ordem" de Nietzsche?
Nietzsche não originou essa frase em particular, embora uma pesquisa na web encontre alguns lugares onde as pessoas afirmam isso. Ordo Ab Chao (Order From Chaos) é da Maçonaria. Nietzsche escreveu, no entanto, em vários lugares sobre o caos. Os dois que me lembro são:
De Thus Spake Zarathustra
Eu lhe digo: é preciso ainda ter caos em si mesmo para poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: ainda tendes o caos em vós mesmos.
Alas, está chegando o momento em que o homem não dará mais à luz uma estrela. Ai de mim, o tempo do homem mais desprezível está chegando, aquele que já não é capaz de se desprezar a si mesmo. Eis que vos mostro o último homem.
E da Vontade ao Poder
Tornar-se mestre do caos é...é essa a grande ambição aqui.
A minha leitura destas palavras é esta: Nietzsche pensou em qualquer coisa que não cresça ou se reinvente como um beco sem saída e sem vida. Ele celebrava o pouco de caos que vai além da nossa arrumada e demasiado fácil imagem do mundo.
Como todas as coisas Nietzsche, isto contém uma visão profunda juntamente com o exagero. Uma mente finita não pode captar completamente a ordem da Vida. Ela transcende nossas melhores tentativas de torná-la concreta. Será que isso significa que a ordem é irreal ou imaginária? Se olharmos para a Natureza, por exemplo, ela é quase indestrutível porque encontra o seu caminho em torno de limitações a uma nova ordem. Nesse sentido, Nietzsche está correto. A ordem é, até certo ponto, imperfeitamente capturada pelas nossas concepções limitadas. Há sempre algo além da ordem que conceptualizamos.