Há ordem no caos?
Se a definição de ordem é baseada em se as informações mantidas por um sistema são constantes sob a mistura e agitação da questão nos leva ao território envolvendo a seta do tempo, a interpretação da mecânica quântica de Muitos Mundos e a Pré-destinação.
Se o mundo é verdadeiramente determinista, como muitos parecem acreditar; então deve haver ordem no caos.
As constantes de Figenbaum são um exemplo notável de dois números precisos que caracterizam o comportamento consistente de sistemas complexos. http://chaosbook.org/extras/mjf/LA-6816-PR.pdf
Num mundo determinístico, cada estado do mundo é definido pelo estado anterior E sob inversão de tempo; o estado tornar-se-ia a causa do estado anterior. Assim, o estado mais caótico, assumido como sendo produzido por um processo (figurativo) de agitação ou mistura, contém as informações necessárias para restaurar o sistema ao seu estado original.
Se o mundo não é determinístico, mas contém uma verdadeira aleatoriedade no nível quântico, então os sistemas que passam por transformações caóticas sofreriam perda de informação. Nesse caso, a ordem torna-se uma questão de grau.
O universo de fato não contém quase nenhuma informação? um trabalho de 1996 do (agora) professor do MIT Max Tegmark faz o caso de que o universo começou em um estado notavelmente simples. A complexidade aparente só surgiu à medida que o universo evoluiu e os humanos observaram fragmentos.
"Neste trabalho, sugere-se que a maior parte dessa informação é meramente aparente, como visto do nosso ponto de vista subjetivo, e que o conteúdo de informação algorítmica do universo como um todo é próximo de zero."
Se o mundo é governado inteiramente por regras quânticas, e apenas fatias são experimentadas por nós, como descrito pela Interpretação de Muitos Mundos da Mecânica Quântica, então a ordem torna-se uma questão de definição - o que não pode ser medido sequer existe?