O caos é um poço ou uma escada?
Não achei a eleição caótica de todo. Na verdade, fiquei aborrecido com o quão previsível tem sido. A única coisa que realmente me surpreendeu foi Cruz e Kasich jogando a toalha cedo; o resto tem sido realmente previsível.Pundits e afins têm sido jogados fora por esta eleição, mas muitos de nós temos previsto isso por meses. É só com um pouco de arrogância que me enumero entre eles, porque já em novembro passado, quando previ Trump v. Hillary no geral, Trump vence. Não sou adepto do Trump, mas com base no que sei da natureza humana, foi com isso que fui, e até agora tenho estado certo. Eu também estava certo sobre as razões pelas quais Gary Johnson receberia a indicação libertária, e a LP não poderia ter escolhido um candidato menos adequado para enfrentar Trump e Hillary. Na verdade, só a McAfee teria lidado com esses dois titãs e ficaria na frente. Na melhor das hipóteses, Gary Johnson irá pisar água contra eles, se ele conseguir entrar nos debates nacionais.
Naquela nota, estou prevendo agora que Gary Johnson será autorizado a participar de dois debates com Trump e Hillary, e que haverá três no total. Mas estou vacilante com essa "previsão", então não me oponham. ;)
Hillary, também, está sendo completamente previsível, caminhando exatamente na mesma trilha percorrida por Rubio, Cruz, e os outros candidatos do Partido Republicano que caíram no Trump. Trump vai continuar mudando suas posições para que ele pareça mais e mais moderado, e os anúncios "Você sabia que Trump disse isso?" de Hillary não vão ser efetivos para diminuir o seu crescimento. Ela vai continuar a sangrar apoio.
Hillary, é claro, vai receber a nomeação democrata. Nunca houve qualquer dúvida. Os únicos que duvidaram foram os milenares tontos que não perceberam que Sanders foi especificamente escolhida para concorrer contra Hillary, especificamente porque os milenares foram completamente agarrados. Com a aposentadoria de Ron Paul e poucos de nós ficando com o libertário/anarquismo, a maioria era simplesmente independente (um fato que custou a Sanders mais do que alguns delegados). Os democratas estavam apostando na idéia de que esses milenares mudariam seu apoio para Hillary assim que ela recebesse a indicação, mas não o farão. Os milenares voltarão para as sombras, zangados mas sem fazer nada, e desalinhados e simplesmente à espera que o próximo candidato "Vamos mudar o sistema!" apareça.
O cerne desta eleição é que Hillary é tremendamente antipatizada por uma grande parte dos americanos, assim como Trump. Mas porque é que o Trump não é muito apreciado? Por causa do que ele disse durante a campanha nas primárias do Partido Republicano. É por isso que os candidatos caídos do Partido Republicano, e agora Hillary, usam suas palavras contra ele: esperando manter fresco na mente das pessoas que ele disse essas coisas. Mas será muito fácil para Trump escrever tudo isso enquanto ele apenas diz o que foi necessário para ganhar as primárias, e, na verdade, ele já está fazendo isso. Ele já se arrependeu de uma boa parte das coisas que disse durante as primárias, e vai continuar a fazê-lo, tudo isso enquanto o nega. Enquanto isso, ele vai tonificar ainda mais a sua linguagem (como já fez), insistindo que não vai tonificar a sua retórica. E porque os americanos estão tão acostumados a que os políticos digam o que for necessário para ganhar as eleições, a maioria dos americanos não vai pensar nada disso quando lhes for pedido que acreditem que os comentários mais selvagens de Trump foram apenas tentativas de ganhar as primárias. Infelizmente, eles também não vão aplicar isso aos seus comentários atuais; eles não vão pensar "Então agora ele está apenas dizendo o que for necessário para obter o nosso apoio...". Porque estamos habituados a que os políticos nos mintam. Hillary também o faz, mas Trump é significativamente melhor nisso.
O apoio de Hillary diminuirá constantemente, enquanto o apoio de Trump crescerá constantemente. No final, Trump vai ganhar a Casa Branca, e absolutamente nada vai mudar, exceto o nome na mesa da Sala Oval. Trump está jogando o mesmo jogo que os políticos sempre jogaram.
Então eu não tenho certeza de que haja algo caótico nesta eleição. É possível que Hillary se torne cada vez mais desesperada, por volta da hora em que ela estiver votando a 30% e Trump a 50%, e que ela então comece a dizer coisas fora da parede, mas eu duvido disso. Tem sido tudo previsível, e quase pedante. Hillary e o estabelecimento está aprendendo a lição que Mises e Hayek observaram há quase um século: os dados às vezes são úteis, mas não é possível reduzir a ação humana em números e agregados. Hillary faria melhor em despedir todos os especialistas, analistas, conselheiros e pessoas do grupo de foco, e voltar à tábua de desenho sobre a natureza humana. E mesmo que o fizesse, suspeito que teria muito a aprender e não teria tempo suficiente para o fazer.