Os emuladores estragam o seu telefone?
Isso provavelmente dependeria das especificações do emulador/telefone em questão. Hoje em dia, as preocupações com a segurança em torno dos emuladores são mínimas. Quanto ao telefone em si em termos de desempenho... Eu usava emuladores em telefones desde os tempos do Nokia XpressMusic. Eu também tenho amigos que usam emuladores em aparelhos mais antigos. Não tenho visto uma diminuição no desempenho que fosse imediata ou duradoura. Mas atenção, os emuladores eram de aparelhos de mão dos anos 2000, para consoles dos anos 90/80. Quanto aos smartphones, usei emuladores durante 5 anos em 4 modelos diferentes de Android, e até mesmo um Windows Phone. Nenhum parece sofrer com o uso do emulador, mas, eles podem drenar sua bateria mais rapidamente, e aquecer seu telefone, especialmente se seu telefone é de médio a baixo alcance, e os emuladores são de console recente. O rápido esgotamento da bateria pode, a longo prazo, afectar o tempo de descarga do seu telefone. Quanto mais energia um emulador precisar, mais a tensão será vista no telefone.Exemplos:
-Nintendo DS emulador (Drastic) usado em um Samsung Galaxy Trend Plus - O telefone aquece, a descarga da bateria aumenta, o banco de energia pode ser recomendado se usado por mais de algumas horas.
-Nintendo 3DS emulador (Citra) em um Xiaomi Redmi Nota 7 (smartphone mais recente). O telefone aquece um pouco, quase imperceptível com um estojo, horas de jogo sem descarga maior da bateria.