Porque não há emuladores PS4 disponíveis?
Desenvolver um emulador normalmente leva muito tempo, e quanto mais complexo for um sistema, mais tempo leva para pôr um emulador a funcionar o suficiente para que até arranque o software para ele, e ainda mais tempo antes de poder correr o software com velocidade e precisão decentes.
Dito isto, há alguns emuladores em progresso para a PS4 e pode verificá-los você mesmo. O mais promissor até agora é o Orbital, que é capaz de executar o kernel da PS4, mas ainda não tem nenhuma saída gráfica. Se algum deles decolar, provavelmente será este aqui. Uma alternativa é o Spine, que é actualmente capaz de arrancar e jogar 50 jogos, embora com terríveis falhas gráficas e um péssimo desempenho.
As únicas verdadeiras excepções às "regras" de quanto tempo costuma demorar até que um emulador para uma consola funcione são as consolas Nintendo, e isso porque a Nintendo não segue as "regras" para as novas gerações de consolas. A Wii foi emulada rapidamente porque Dolphin, o emulador mais popular para a GameCube, foi capaz de arrancar e jogar jogos Wii sem praticamente nenhuma alteração, o que se deve ao facto de a Wii ser construída a partir de versões "off the shelf" dos mesmos componentes que foram feitos para a GameCube. O Wii U teve um avanço ao ser emulado porque é uma versão muito reforçada do Wii, por isso muito do trabalho técnico na emulação da CPU já foi feito. E finalmente o Switch é construído a partir de um popular SoC incorporado, que já tinha ferramentas de emulação disponíveis para ele, e o SO é largamente baseado no SO.
do 3DS.