Que aves são ideais para transportar mensagens (para um livro), excepto corujas ou corvos?
Pombos. De facto, os pombos são muito melhores nisto do que corujas - há uma razão pela qual os pombos mensageiros foram usados no exército até que os rádios fossem suficientemente fiáveis para os substituir completamente. Os pombos podem ser treinados para ir a um local, transportar uma mensagem, e regressar ao seu manuseador.
Ravens e corvos são suficientemente inteligentes para poderem definitivamente transportar mensagens, mas são suficientemente inteligentes para precisarem de significativamente mais motivação para o fazer do que um pombo o faria. E enquanto parecem mais fixes que os pombos, são muito menos dóceis e mais susceptíveis de se aborrecerem e começarem a procurar formas de se entreterem.
Os corvos são, para uma ave de rapina, incrivelmente burros. Não são apenas os seus hábitos noturnos que as tornam impopulares para a caça, é que provavelmente não são suficientemente espertas para treinar de verdade os tipos de aves que você precisaria para treinar um falcão de caça ou um pombo mensageiro.
Para outras aves, veja quais aves os humanos mantiveram e treinaram ao longo da história, e veja quais eram aves de trabalho em vez de "sentar, comer e ficar bonitas". Mas para a gestão de mensagens, você vai querer algo que seja relativamente dócil (porque precisa aguentar muito manuseio), não pareça muito deslocado para a vida selvagem local (lembre-se de Hedwig), e inteligente o suficiente para ser treinado para o conjunto de instruções que ser um mensageiro requer. Se você pode explicar isso como um animal de estimação ou gado doméstico (as pessoas costumavam manter pombos para carne e ovos, afinal - menor e mais fácil do que galinhas), isso é ainda melhor se as mensagens estão sendo enviadas por pessoas que estão tentando ficar fora da vista.
O que você não quer é algo que pode causar sérios danos se ele decidir que se opõe a ser manipulado (o que geralmente exclui a maioria das aves de rapina), ou que vai ser facilmente notado pelas pessoas que estão observando as mensagens a serem passadas, ou que não é facilmente treinável. Você não quer realmente algo que seja inteligente o suficiente para se aborrecer facilmente, ou que possa descobrir como obter as recompensas de carregar mensagens sem precisar fazer o trabalho.