Consegues bloquear o pontapé de um guarda-redes?
Depende inteiramente da situação.
Em muitos pontos em praticamente todas as partidas de futebol, um defensor ou meio-campista chutará a bola de volta para o goleiro, a fim de reiniciar o jogo e começar o ataque novamente. Nessa situação, o jogo é ao vivo, e o guarda-redes é como qualquer outro jogador em campo. Um atacante da equipa adversária pode desafiar o guarda-redes pela posse da bola, bloqueando o pontapé com as pernas ou com o corpo, ou desapossando o guarda-redes.
Em um pontapé de golo, os membros da equipa adversária devem permanecer fora da grande área até que a bola seja chutada e se movimente. Nesse momento, a bola está ao vivo, e assim que a bola se mover, os jogadores podem entrar na grande área e desafiar o goleiro, ou qualquer outro jogador, para a bola.
Quando o goleiro tem a posse da bola nas mãos, normalmente após uma defesa ou quando a bola é jogada para ele por um colega de equipe que não seja com seus pés ou pernas, as Leis do Jogo do futebol não notam uma distância específica que os jogadores adversários devem permanecer do goleiro, mas eles notam:
Um tiro livre indireto é concedido se...um jogador impede o goleiro de soltar a bola das mãos ou chuta ou tenta chutar a bola quando o goleiro está no processo de soltar a bola.
Em muitos casos em que isso pode ocorrer, o árbitro também advertirá o jogador ofensor por comportamento anti-desportivo.
As Leis não cobrem esse cenário exato, mas mencionam:
Existem circunstâncias diferentes quando um jogador deve ser advertido por comportamento anti-desportivo, inclusive se um jogador...mostrar falta de respeito pelo jogo.
Isso levanta a questão: Quando, exatamente, o goleiro deve ser considerado como "tendo posse de bola"?
Esta questão é abordada na publicação suplementar "Conselhos aos Árbitros sobre as Leis do Jogo", que responde claramente a esta pergunta:
12.16 POSSESSÃO DO BOLO O goleiro é considerado como tendo posse de bola quando a bola é segurada com ambas as mãos, segurando a bola entre uma mão e qualquer superfície (por exemplo o chão, uma baliza, o corpo do guarda-redes), ou segurando a bola na palma da mão estendida e aberta. Uma vez estabelecida, a posse de bola é mantida quando a bola é segurada como descrito acima, ao mesmo tempo que a bola salta no chão ou a atira para o ar. A posse de bola é abandonada se, após atirar a bola para o ar, for permitido bater no chão. Para efeitos de determinar a posse do goleiro, a "manipulação" inclui o contacto com qualquer parte do braço do goleiro desde a ponta dos dedos até ao ombro.
Apesar de estar na posse do goleiro, a bola não pode ser desafiada ou jogada por um adversário de qualquer forma. Um adversário que tente desafiar por uma bola na posse do goleiro pode ser considerado como tendo cometido uma falta directa de remate livre. No entanto, uma bola controlada pelo goleiro usando outros meios que não as mãos está aberta a contestação legal por um adversário. O árbitro deve considerar a idade e o nível de habilidade dos jogadores na avaliação da posse de bola do goleiro e errar no lado da segurança.
Artigos semelhantes
- Consegues gaguejar num pontapé de pênalti?
- 6 anos na Guarda Nacional faz de ti um veterano?
- Quais são alguns programas de TV da velha guarda que você gostaria que fossem trazidos de volta? (por exemplo: Fuller House).
- É possível transmitir a partir de consolas da velha guarda que utilizam cabos AV?
- Um guarda de caça pode entrar em sua casa e verificar se há carne de caça no congelador sem um mandado?