Porque é que o meu iPhone 6 continua a morrer quando ainda está com 40% de bateria?
Acho sempre curioso porque é que as pessoas continuam a acreditar em números que lêem, apesar das provas claras do contrário. Neste caso é aparente que a bateria NÃO está a 40%, e o telefone está a informar incorrectamente a sua carga. Então a pergunta realmente deve ser reposta:
Por que meu iPhone 6 ainda reporta 40% de bateria pouco antes da bateria morrer?
A resposta a esta pergunta surge do fato de que os telefones estimam a carga da bateria medindo a voltagem da bateria. As baterias de lítio quando novas têm cerca de 4,2V na sua carga máxima segura. Esta voltagem cai à medida que a bateria descarrega. Em última análise, ela cairia a zero se continuasse a ser usada, mas permitir que ela caia abaixo de cerca de 2,8V fará com que a bateria envelheça mais rapidamente. Então o que o telefone faz quando exibe uma porcentagem de carga é medir a voltagem da bateria e converter para uma porcentagem, onde 2,8V é mostrado como 0% e 4,2V como 100%.
O problema é que quando a bateria envelhece a voltagem da bateria não reduz com a carga da mesma forma. Em particular a bateria estará ficando sem carga para alimentar o telefone, mesmo que sua voltagem de saída esteja acima de 3V. Então o telefone simplesmente calcula a carga incorretamente, mostrando uma porcentagem muito alta até o ponto em que a bateria morre.
Artigos semelhantes
- Porque é que a bateria do meu telemóvel está a morrer quando o estou a carregar?
- O que é 'carga contínua' e 'carga não contínua'?
- Porque é que a bateria do meu iPhone 6s se esgota tão rapidamente quando está provado que não tem um problema de bateria?
- A série de aparelhos Samsung Galaxy Note está a morrer e a diminuir ou está a cumprir a sua promessa inicial? Porquê ou porque não?