Qual é a diferença entre uma CPU de console e uma CPU de PC?
Usualmente toda a consola é construída de acordo com uma especificação suficiente. Isto é, é apenas bom o suficiente para jogar os jogos desenhados para aquela consola. Quando eu digo "apenas o suficiente" quero dizer sem desfasamentos e pendurados, isto é, bom o suficiente para jogar os jogos suavemente. Assim, a CPU e GPU (assim como a ROM/drives) são escolhidos para serem suficientemente bons, mas nunca demasiado melhores - para manter os custos tão baixos quanto possível. Em vez disso os consoles restringem o que os jogos podem fazer, então eles não tentam fazer mais do que o hardware pode lidar.
Então também, os consoles tendem a ser atualizados a cada punhado de anos ou assim. Por isso, raramente têm a última iteração de hardware. Incluindo a CPU.
PCs no entanto (se se referir a algo como um computador desktop) utiliza exactamente a mesma tecnologia que as consolas. Só que não existe um "padrão" a ser desenhado, então eles poderiam usar hardware menos capaz ou muito mais capaz. No entanto, os novos PCs tendem a não usar mais de um ano de tecnologia, ao contrário das consolas que ainda podem estar a usar designs com 7 anos para os seus componentes de hardware.
O maior problema nas consolas é na verdade o calor. Quase todas as consolas são construídas com o menor tamanho possível. Linhas esguias ou alguma caixa pequena. Isto significa que a ventilação é extremamente restrita. Semelhante a como um laptop é restrito na sua ventilação. A única maneira de contornar isto é instalar componentes usando menos energia, e assim sendo necessariamente menos capaz que um componente similar usando mais energia - normalmente é exatamente o mesmo componente apenas com algumas mudanças de configuração para restringir coisas como taxas de relógio para reduzir o consumo de energia.
Em desktops há muito mais espaço para colocar muito mais ventiladores e radiadores decentes, ou até mesmo coisas como resfriamento líquido. Isto, por sua vez, significa que é muito mais provável que os componentes de um desktop possam correr mais perto dos seus limites por mais tempo, sem derreter ou desligar. Isso também significa que um componente muito mais potente (e faminto de energia) pode ser instalado em um desktop sem aumentar o custo além do que o console tinha, ou ele poderia ir para algo ainda mais potente e mais caro e ainda assim não sofrer de superaquecimento.
Outra coisa, não há pouca ou nenhuma diferença. Talvez algum pedido especial para um cache de tamanho específico na CPU ou alguma disposição especial de pinos de conexão não normal. Mas as peças de trabalho reais são as mesmas. Outros componentes também podem ter tais necessidades especiais dentro de um console (novamente semelhante ao que seria a diferença entre um laptop e um desktop) - para fazê-los caber e usar o espaço muito restrito de forma mais eficaz.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um socket 'CPU FAN', um socket 'CPU OPT' e um socket 'SYS FAN' na placa-mãe?
- Como fazer meu próprio fone de ouvido VR console (como o PSVR) para trabalhar em qualquer console
- Qual é a diferença entre a edição especial e a edição padrão dos jogos para console? (ver comentários...)
- Qual é a diferença entre Minecraft no PC e console?