Qual diria que é o mais fraco dos filmes do Hayao Miyazaki?
Eu diria que é Laputa: Castelo No Céu. Fiz uma pausa de dez anos para vê-lo e, depois de o ter visto de novo, fiquei espantado com a lentidão com que se arrastava. Há preenchimentos desnecessários em muitas cenas que poderiam ser sacrificadas sem dano ao enredo (por exemplo, uma longa briga de rua entre um dos piratas e o chefe do Pazu; todo o episódio de "levar prisioneiros ao castelo"; muitos discursos de vento longo; muitas correrias inúteis por Laputa). Sendo um fã de longa data do Miyazaki, posso ver a atratividade e o significado de tais cenas para o criador, mas elas não contribuem para a força do filme como um todo.
Eu também acho o vilão principal, o Coronel Muska, um pouco unidimensional; ou foi intencional da parte do Miyazaki, ou ele simplesmente não quis dedicar mais desenvolvimento a este personagem. A maioria dos antagonistas nos filmes de Miyazaki são muito mais complexos do que o troféu de mauzão, e na maioria das vezes não são "vilões", mas simplesmente personagens do outro lado do ponto de vista, com objectivos diferentes que podem contradizer os do herói.
P>Em geral, parece um filme de aquecimento para um futuro grande mestre.
Runner-up: Porco Rosso é o meu menos favorito de Miyazaki, mas é um pouco mais bem executado e é certamente dirigido a um público um pouco mais maduro.