Qual é o problema com o aplicativo CamScanner?
De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, o código malicioso foi visto em várias atualizações do CamScanner publicadas entre junho e julho. Pesquisadores identificaram o código como Trojan Dropper, software também descoberto em alguns aplicativos pré-instalados em smartphones chineses.Trojan Dropper extrai e executa outros códigos maliciosos a partir de um arquivo criptografado no APK. O outro código malicioso foi identificado como Trojan Downloader, que baixa outro código malicioso baseado no que o criador do aplicativo quer fazer. Por exemplo, o CamScanner mostrou anúncios intrusivos e inscreveu alguns usuários para pagar assinaturas que não consentiam.
Kaspersky relatou suas descobertas ao Google, que retirou o CamScanner da vitrine do aplicativo virtual. No entanto, a polícia do Android informou hoje que o aplicativo está de volta à Play Store. O outlet também notou cada atualização do aplicativo desde 1º de agosto com a versão 5.12.0.20190730 está livre do Trojan Dropper.
Em uma declaração lançada hoje no Twitter, CamScanner colocou a culpa em um SDK de publicidade de terceiros fornecido pelo AdHub. De acordo com o CamScanner, o SDK foi reportado por conter o módulo Trojan Dropper e produzir "cliques publicitários não autorizados". O criador do aplicativo também disse que "tomará ações legais imediatas contra AdHub"
Eliminar o aplicativo por algum tempo e usar alternativas como lentes de escritório.
Source- https://www.androidauthority.com/camscanner-malware-play-store-1023576/