Casa > Q > Que Malware Infectou O Aplicativo Camscanner Android?

Que malware infectou o aplicativo CamScanner Android?

main-qimg-f12ff51c8f88a45cc05b4592c8a054eb-mzj

CamScanner é um aplicativo que converte fotos de documentos para o formato PDF e é bastante popular entre os usuários. O CamScanner tem mais de 100 milhões de downloads, alguns usuários observaram o mau comportamento do aplicativo como semear anúncios ou solicitar aos usuários que se registrem para serviços pagos. Os utilizadores acabaram por publicar estas críticas de mau comportamento na Play Store.

De acordo com os investigadores Kaspersky, as versões recentes do CamScanner's tinham um módulo malicioso com uma biblioteca de publicidade. O módulo malicioso Trojan Dropper, Trojan-Dropper.AndroidOS.Necro.n, foi visto até mesmo em algumas aplicações chinesas.

Este dropper do módulo Trojan extraiu e rodou outro módulo malicioso de um arquivo criptografado, empacotado nos recursos do app's.

O módulo drop, foi um downloader de Trojan que baixou ainda mais módulos maliciosos. E como aquele módulo baixado se comportaria, dependeria completamente do que aquele módulo foi projetado para como mostrar propagandas ou perguntar a pesquisa etc.

Após os pesquisadores Kaspersky encontrarem isso, eles reportaram e o aplicativo foi removido da Play Store. A Loja Play do Google tem removido ativamente aplicativos envolvidos em comportamentos maliciosos. Mas apesar da abordagem pró-ativa, alguns aplicativos carregados com malware ainda existem.

Após a remoção da Play Store, os desenvolvedores do CamScanner removeram o módulo infectado na última versão e fizeram o upload de uma cópia limpa da Play Store. Então é aconselhável desinstalar o aplicativo se você já tem em seu telefone e reinstalá-lo novamente a partir da Play Store.

Créditos: google, ndtv, livemint

De VanHook Snowder

O que significa o "C" no logótipo dos Gémeos Minnesota? :: É possível converter um HDMI em um cabo coaxial?