Porque é que Hayao Miyazaki cria sempre uma fêmea tão forte no seu anime?
Hayao Miyazaki criou tantas pistas femininas fortes no seu anime porque:- ele é um grande artista.
- li>a indústria japonesa de manga e anime como um todo recompensa a diversidade.
Eu não concordo absolutamente a 100% com a noção de que todos os outros na indústria japonesa de manga e anime estão sexualizando mulheres nos últimos 40 anos. E digo isto como um rigoroso crítico da objetivação do corpo feminino na mídia pop, especialmente na Manga japonesa, Anime e Video games.
Existem muitos outros artistas que criam fortes protagonistas femininas poderosas com agência. Eu cresci lendo mangá japonês em destaque. fortes e poderosas protagonistas femininas lutando por aquilo em que elas acreditavam. O Hayao Miyazaki é incrível, não há duplo sobre isso. Mas ele estava longe de ser o único a criar tais personagens.
Na verdade, há todo um gênero de mangá dedicado às leitoras que muitas vezes apresenta jovens garotas (ao invés de garotos) salvando o mundo.
A maior parte da mangá de Chie Shinohara apresenta personagens femininas fortes.
A maior parte da mangá de Chiho Saito apresenta personagens femininas fortes. (Claro que muitos dos seus trabalhos são criticados como tendo personagens de Mary Sue, mas isso não importa).
A Rosa de Versalhes apresenta duas fortes personagens femininas lutando por aquilo em que acreditavam (em suas próprias formas muito problemáticas).
Basara (manga), uma das minhas mangas favoritas, é sobre uma garota crescendo para se tornar uma lutadora rebelde e trazer paz à sua nação.
P>Sem mencionar os animais mais famosos (no ocidente) como Sailor Moon, Cardcaptor Sakura...
P>Even alguns dos mangas orientados para os homens apresentam frequentemente personagens femininas muito fortes, como os trabalhos de Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inuyasha), a maioria das personagens femininas de Rurouni Kenshin, a maioria das personagens femininas de Blades of Immortal...
Sim, manga japonesa e anime (e por extensão videojogos), sexualizar personagens femininas TODO O TEMPO. Eu não os estou defendendo. Mas há também uma porção muito saudável desse mercado dedicada a criar melhores personagens de todo gênero, melhores enredos, explorar questões sociais reais. Há muitos livros e animes que não caíram em flagrante fan-catering.
Eu cresci a ler mangas. Eu nunca senti que esta mídia me alienasse. Nunca senti que a mangá foi criada apenas para rapazes e rapazes. Havia sempre muitos mangas com personagens femininas, fortes ou não, lutando ou não, fantasia ou não... para eu escolher. Alguns mangas são orientados para os homens e se concentram em temas que não me interessam (como esportes ou carros), mas isso é apenas, você sabe, como a diversidade funciona. Há algo para todos apreciarem.
Não é por acaso ou algum milagre que Hayao Miyazaki existe e foi capaz de criar filmes com personagens femininas fortes. A indústria japonesa de mangá sempre acolheu este tipo de personagens, em vez de (comparando com a cena da cultura ocidental de quadrinhos/pop) se livrar dele ou ridicularizá-lo. Sempre houve um grande mercado para boas histórias com boas personagens (independentemente do sexo), quando ninguém parece ter problemas com "Porque é que esta personagem tem de ser feminina?! A cultura PC arruína tudo!"
A indústria japonesa de manga/anima é mais saudável do que a equivalente americana porque a indústria como um todo encoraja e recompensa a diversidade em todas as frentes. Desde a forma como o painel foi concebido, estilo de personagem, montagem do diálogo, estilo narrativo, você vê algo novo a cada ano com novos artistas trazendo suas novas idéias.
Compare para os quadrinhos americanos, tudo é mais ou menos o mesmo nos últimos 30 anos. Você tem que capitalizar o diálogo, você tem que usar um certo tipo de fontes, a maioria do mercado é dominado por quadrinhos super-heróis, com o arco de direitos autorais e narrativos sendo controlado não pelos artistas, mas pela editora.
Hayao Miyazaki foi capaz de criar fortes leads femininos, porque ... essa é uma norma para a indústria japonesa de mangá/anime. Muitas outras pessoas estão fazendo isso nos últimos 40 anos. Você simplesmente não tem prestado atenção.