O desempenho de um SSD externo é reduzido por limitações USB?
Esta é uma pergunta muito fluida, e a resposta é igualmente fluida. Isso's porque nem todos os USBs nem todos os SSDs são iguais. Alguns USBs podem transmitir dados muito mais rapidamente do que alguns SSDs podem conseguir. Mas o oposto também é verdade. E ainda mais complicado é que as conexões internas também diferem.
Se você tem (digamos) um SSD de baixo custo, de baixo custo específico. Então você'd muito provavelmente não verá diferença entre ligá-lo a uma porta USB3 ou ligá-lo diretamente a uma porta SATA-III (ou seja, a conexão de disco interno mais comum atualmente). O USB2 (ou inferior), no entanto, tende a ser rápido o suficiente para discos flash baratos, esse tipo de coisas que você vê penduradas em chaveiros. Se você tem um SSD de desempenho muito maior, então você pode encontrar a diferença relativamente pequena entre USB3's 5GB/s em oposição ao SATA-III's 6GB/s.
Mas e quanto a outras formas de conexão interna? E.g. SSDs de extremo alto nível (a maioria destes tendem a custar na mesma faixa que um carro) conectam-se através de PCI ao invés de SATA - ou seja, as portas de conexão muito rápidas na placa-mãe projetada para dados de placas gráficas de alta velocidade. Essas podem muito facilmente superar até mesmo o mais rápido USB3 Gen 2, sem mencionar até mesmo qualquer forma de conector SATA.
Então a única resposta objetiva possível aqui é sim E não em igual medida. Mais dados são necessários antes que essa resposta possa ser ajustada.
Artigos semelhantes
- É melhor ter um HDD interno com uma SSD externa ou ter uma SSD interna com um HDD externo?
- O que é mais rápido, USB 3.0 para USB-C ou USB-C para USB-C?
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?
- Qual é a diferença entre um USB 2.0 e um USB 3.0? As portas USB 2.0 suportarão unidades portáteis USB 3.0 ou pen drives?